Ufam oferta aulas de inglês para fins específicos

Como parte das ações de internacionalização das Universidades brasileiras, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou  o Programa Idiomas sem Fronteiras (Portaria nº 973, de 14 de novembro de 2014), cujo objetivo é propiciar a formação e a capacitação de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas, de professores de idiomas da rede pública de educação básica em línguas estrangeiras, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa. Assim, todas as IES que já atuavam como Centro Aplicador do Exame TOEFL ITP do Programa Inglês sem Fronteiras foram convidadas a apresentar proposta de criação de Núcleo de Línguas voltado para o oferecimento de aulas presenciais de inglês.

Na Ufam, esse processo está na fase de preparação de material didático,  planejamento para inscrição, oferta de turmas, ensalamento, dentre outras providências necessárias para que o início das aulas ocorra no dia 19 de agosto de 2015.   De acordo com a Gestora Administrativa do Programa na Ufam, professora Marta Monteiro, do departamento de Língua e Literatura Estrangeira, um dos principais objetivos do Núcleo é incrementar a legibilidade dos alunos da Universidade em língua inglesa com vistas à participação no Programa Ciência sem Fronteiras.  Com a implantação do Nucli, a Ufam passa a integrar a rede de instituições credenciadas pelo MEC para ministrar aulas presenciais de inglês no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras.

A gestora explica que inicialmente serão oferecidas somente aulas presenciais de inglês uma vez que a Universidade funciona, desde 2013, como Centro Aplicador do Exame de Proficiência em Língua Inglesa TOEFL ITP, mas a intenção é ampliar a oferta de curso em outros idiomas. Sobre as aulas de inglês, a gestora e também coordenadora pedagógica de Língua Inglesa, esclarece que são aulas para fins específicos, “na verdade, o english for Specific Purposes – ESP ou inglês para fins específicos ficou conhecido no Brasil como inglês instrumental, porém, atualmente o ESP tem se mostrado muito mais útil porque parte da análise de necessidades do aluno, de forma a produzir uma série de experiências de ensino-aprendizagem capazes de proporcionar as habilidades necessárias para realizar tarefas comunicativas na língua alvo”.  

Os alunos Adriana Amádio, Diego Antonio e Talita Burlamarqui (curso de Língua e Literatura Inglesa) selecionados para atuarem como professores bolsistas do Núcleo contam que a principal motivação para participarem da seleção foi o desejo de vivenciar a singular experiência de participar de um projeto pioneiro. “Achei muito empolgante está em um projeto desde o seu nascimento, isso é fazer parte da história da Ufam, além disso trabalhar como  professor do NUCLI será um preparo a  mais em minha carreira profissional”, salienta o aluno Diego Antonio. Adriana também comenta que esta será uma experiência de mão dupla, pois as aulas serão ministradas sob abordagem totalmente diferenciada, onde a valorização do processo ensino-aprendizagem é considerado como valor máximo. Talita Burlamarqui complementa dizendo que está muito feliz e super animada em poder contribuir com a Universidade em que estuda. “Ser professora é minha vida, então trabalhar no Núcleo ministrando aulas de inglês será uma experiência muito enriquecedora. Ao final estarei bem mais preparada para enfrentar outros processos seletivos, pois meu objetivo é me tornar professora regular na Ufam”, conclui.    

Para esta primeira edição está sendo ofertado um total de 180 vagas, distribuídas em nove turmas. Podem se inscrever alunos, professores e técnicos em educação da Ufam mediante a apresentação da nota no exame Toefl ITP. A  pontuação mínima exigida é 337, nível A2.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 27 de julho, no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/

A seleção será feita de acordo com a ordem de inscrição.

Informações sobre as aulas e inscrições, 3305-1753.

Conheça site do IsF

           

 

 

ARII entrevista aluna selecionada para intercâmbio na França.

A ARII compartilha a entrevista da aluna Luana Anton, do curso de Engenharia Química da Ufam, selecionada pelo Programa de Mobilidade Brafitec para realizar intercâmbio na França, pelo período de um ano. Prepare-se você também.

Sobre a Universidade no exterior

"Escolhi a École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier por ser uma instituição voltada para formação de Engenheiros Químicos e como curso Engenharia Química na Ufam tive grande interesse em me envolver com a pesquisa em Química de Materiais, uma das área de estudos da École, principalmente porque foi a área que desenvolvi por meio do PIBIC, ou seja, é uma área de bastante afinidade”.

Sobre seus estudos

"O meu critério para a seleção das disciplinas a serem cursada na École foi primeiramente escolher por aquelas compatíveis com as disciplinas que eu cursaria caso não fosse para o intercâmbio, pois, dessa forma, vou poder aproveitar quando na volta para Ufam. Entretanto, como não são todas as matérias que são compatíveis, escolhi algumas outras que abordam conhecimentos que serão um adicional para a minha formação, matérias com assuntos que não são abordados durante a graduação na Ufam, mas que também são muito importantes".

Intercâmbio plano ou sonho?

"Eu já tinha planos de realizar intercâmbio no exterior, mas também esse sempre foi um dos meus grandes sonhos, porém eu não planejava para este momento. Na verdade, eu posso dizer que aconteceu, pois ao ouvir a professora Ocileide Custódio, coordenadora do Programa de Mobilidade Brafitec, sobre a oportunidade de estudar na França, fiquei muito interessada. Decidi pesquisar sobre o programa e ler a respeito das universidades que poderia escolher, fiquei super animada e resolvi me inscrever. Sem dúvida, é uma oportunidade incrível".

Expectativas

"As expectativas são as melhores possíveis. A cultura francesa é uma das mais famosas do mundo. Conhecer a cultura francesa acrescentará muito crescimento pessoal, além de ser muito interessante, afinal a questão cultural é algo que sempre surpreende. Tudo será um grande aprendizado. Com relação aos estudos, a possibilidade de estudar em uma universidade com tanto prestígio é muito encorajadora para que a dedicação seja no mesmo nível".

Desafio

"Acredito que o maior desafio é ficar longe de tudo e de todos que fazer parte do seu dia a dia durante tanto tempo, mas é um desafio bom, porque na minha opinião adquirir independência é um passo importante rumo a idade adulta, principalmente para as pessoas que ainda moram com os pais, como eu. No início, com certeza, vai ser mais difícil, mas nós sabemos que a adaptação a esse nova realidade chegará com o passar do tempo."

Conviver para imergir

"Estou me preparando para imergir na cultura francesa. Acho que se você decide fazer um intercâmbio deve se dar a liberdade de conviver e conhecer pessoas de todo o mundo, estar pronto para expandir seus horizontes e estar exatamente disposto a ter experiências novas, esse é um diferencial para você de fato vivenciar o intercâmbio. No meu caso mais especificamente, como vou para a França e não falo fluente a língua, nesses primeiros meses terei a companhia de brasileiros o que será um grande apoio e incentivo, afinal todos vão estar um pouco perdidos. Mas, com o passar do tempo, acredito que a possibilidade de conviver com pessoas de outras nacionalidades é muito interessante".

Sem surpresas

"A preparação para realização de um intercâmbio é um processo bem longo. Minha experiência até agora, já que ainda não viajei, poderia dizer que é muito importante ficar atento para todas as obrigações e as respectivas datas dos editais. Algo que tem ajudado bastante é participar dos grupos criados para os alunos do programa, onde podemos tirar dúvidas de como devemos realizar determinados procedimentos, visualizamos os comentários e assim podemos tomar as devidas providências. Conversar com pessoas que já participaram do programa também tem nos ajudado bastante a nos prepararmos".

 

ARII divulga lista de Acordos de Cooperação assinados no primeiro semestre de 2015

A coordenação de Acordos de Cooperação da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, sob a liderança da servidora Rita Costa, divulga lista de acordos assinados pela Ufam no primeiro semestre de 2015.

Os professores interessados em formalizar acordos devem consultar o site da ARII para orientação sobre os trâmites administrativos necessários.

Acesse lista.

Inscrições abertas para 11ª Edição do Prêmio Santander Universidades

Estão abertas (até o dia 17 de setembro de 2015) as inscrições para o Prêmio Santander Universidades nas categorias “empreendedorismo”; “universidade solidária” e  “ciência e inovação”. Nesta edição, o evento conta com mais uma premiação trata-se do Prêmio Guia do Estudante, na categoria “destaques do ano”. Veja abaixo informações específicas de cada categoria.

Empreendedorismo

Visa premiar projetos inovadores e focados em oportunidades de negócios. Destina-se a alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. Os inscritos receberão material de apoio, podendo inclusive realizar curso on-line de empreendedorismo, certificado pela Babson College. O valor da premiação é de até R$ 500 mil, compartilhado entre os 15 selecionados.

Universidade Solidária

O objetivo é contribuir para a inclusão social e econômica de comunidades e para formação cidadã do futuro profissional. Podem se inscrever professores e alunos interessados ou que já realizem projetos sociais de desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda. O total da premiação é de R$ 800 mil, sendo R$ 100 mil para a implementação de cada projeto selecionado mais suporte técnico. O repasse será feito em duas parcelas de R$ 50 mil.​

Ciência e Inovação

O prêmio busca apoiar e estimular a produção científica focada em iniciativas inovadoras. O público alvo são professores doutores que sejam docentes em Instituição de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. As categorias oferecidas são: indústria; Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação; Biotecnologia e Saúde.

​Guia do Estudante

Reconhecer os esforços de gestão universitária com o objetivo de premiar ações e projetos de excelência realizados pelas Instituições de Ensino Superior. Podem se inscrever gestores (reitor, pró-reitor, diretor, etc.) ou acadêmicos (professor, coordenador de curso). As categorias oferecidas são: Apoio ao aluno; Captação de recursos; Empregabilidade e Interdisciplinaridade.

Acesse regulamentos 

 

Sobre o Prêmio Santander

Desde 2005, os Prêmios Santander Universidades reforçam o compromisso com o ensino superior ao reconhecer, incentivar e premiar ideias e projetos relevantes de alunos, professores, pe​squi​sadores e Instituições de Ensino Superior.

Alo longo desses 11 anos, o Santander já registrou mais de 66.145 mil projetos inscritos, 140 vencedores e R$ 9 milhões em prêmios até 2014.

Para 2015 serão distribuídos mais de R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudos internacionais.

 

 

MRE abre inscrições para Bolsa Mérito

O Ministério das Relações Exteriores está com inscrições abertas para Bolsa Mérito, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro, no valor de R$ 622,00 menos, aos alunos participantes do Programa de Estudante Convênio de Graduação – PEC-G.

Podem se inscrever os alunos que tenham concluído a partir do primeiro período; apresentem bom desempenho acadêmico, sem reprovação no último semestre letivo cursado e não receber outro auxílio financeiro;

As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário (on-line) disponível na página www.dce.mre.gov.br  Após a inscrição o candidato deve imprimir e  assinar.

Ao Formulário de Inscrição devem ser anexados  Termo de Compromisso (disponível na página eletrônica da DCE) assinado pelo estudante, declarando que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de outra(s) origem(ns); comprovante de matrícula;  histórico Escolar atualizado do estudante, com os resultados do último semestre letivo cursado;  cópia da página do passaporte do estudante com o visto (VITEM-IV) vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado;  declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (média das notas de todas as disciplinas já cursadas, incluindo aquelas em que o aluno obteve reprovação, se for o caso), graduado numericamente em uma escala de 0 a 10, e indicação do provável semestre de conclusão do curso;  em caso de participação em atividades extraclasse, de pesquisa ou extensão nos dois últimos semestres letivos cursados, apresentar comprovante(s) de participação com indicação de data da realização e de duração e/ou carga horária da atividade; carta de recomendação individual, redigida e assinada por professor de disciplina cursada no último semestre letivo.

Os documentos devem ser entregues à Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, no horário das 8 ás 12h e das 14 às 17h, até o dia 20 de julho.

 Acesse edital para todas as informações

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Download this file (EDITAL_BOLSAMERITO.pdf)Edital Bolsa Mérito

Pesquisadora da Universidade Politécnica de Valência relata experiência de trabalhar na Ufam

Professora Susana Paixão Barradas, da Universidade Politécnica de Valência (UPV), pesquisadora na área de  Design de produto, com foco na investigação de  métodos e técnicas tradicionais de como trabalhar materiais naturais visando apresentar propostas inovadoras para o desenvolvimento de produtos com valor comercial acrescentado, cede entrevista à ARII e fala da rica experiência de trabalhar como pesquisadora Visitante na Ufam.

 

ARII – Como surgiu o interesse de vir desenvolver trabalho de pesquisa na Ufam?

Susana Paixão - O meu interesse por vir pesquisar na Ufam surgiu pelo conhecimento que fui adquirindo ao trabalhar com a minha colega de doutorado, atual Coordenadora do curso de Design, professora Karla Mazarelo. Nós trabalhamos juntas na realização das nossas teses, partilhamos muitos momentos de alegria, de devoção, de fé. Também vivenciamos momentos de frustração e de tensões; elaboramos artigos, lemos e relemos as teses de cada uma, organizamos nossos objetivos de trabalho. Enfim, toda esta troca permitiu-me conhecer ou ter uma ideia do que era Manaus, o Amazonas, de como se pesquisa aqui, quais eram as entidades, os sistemas, os métodos, as técnicas, as ferramentas utilizadas na pesquisa. Tudo suscitou em mim um enorme interesse de aprofundar essa experiência e esse conhecimento. Acredito que a minha forma de trabalhar e a minha experiência podem contribuir de alguma forma para o crescimento da comunidade acadêmica Ufam, assim como eu estou recebendo e aprendendo muito.  

 

ARII – Além da pesquisa a senhora está ministrando alguma disciplina na Ufam?

Susana Paixão - Como Pesquisadora Visitante Especial eu estou me dedicando ao desenvolvimento da pesquisa “Design e desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias primas naturais da Amazônia”, porém, apesar de não estar diretamente lecionando, a realização de workshops (uma das atividades do projeto) me dá  oportunidade de falar aos alunos do curso de Design sobre a criação e  desenvolvimento de produtos.

 

ARII -  Como foi o processo de vir para a Ufam, foi por meio de Programa específico ou outro?

Susana Paixão – Minha vinda para a Universidade se deu no âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras, na modalidade de Pesquisador Visitante Especial, por meio dos órgãos de fomento CAPES e CNPq. Eu fui convidada pela Ufam para participar de um projeto intitulado: 'Design e desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias primas naturais da Amazônia' que tem como objetivo principal gerar e organizar informações de modo a analisar os aspectos que envolvem o universo das matérias primas naturais para seu uso comercial e propor ao mercado o design de produtos que correspondam com os atributos formais, funcionais e ergonômicos, visando à competitividade e a inovação tecnológica do produto final para o alcance de novos mercados. Na primeira fase do projeto (realizada de outubro a dezembro de 2014) foram levantadas todas as informações teóricas, técnicas e científicas sobre as matérias primas envolvidas no projeto (Pedra Mármore de Portugal; Madeira e Fibra Tucumã do Amazonas), sobre os centros produtivos e sobre a legislação. Na segunda fase (abril a julho de 2015) estamos desenvolvendo os protótipos dos produtos que juntam os três materiais. No final,  pretendemos apresentar os resultados do projeto em forma de um catálogo e de uma exposição, onde mostraremos todos os produtos desenvolvidos e explicaremos o contexto em que foram criados. Além disso, o projeto conta com o apoio técnico-científico do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas - INPA, do Centro Tecnológico da Pedra Natural de Portugal - CEVALOR e da Universitat Politecnica de València - UPV.

 

 ARII -  Como tem sido a experiência de conviver com outra cultura?

Susana Paixão - A minha experiência de viver em Manaus, e em particular de conviver com a comunidade acadêmica da Ufam tem sido muito satisfatória e positiva em todos os níveis. Há, como é natural, muitas diferenças entre a cultura europeia de onde eu venho e a cultura manaura. Contudo, não tenho sentido dificuldade em me adaptar. As pessoas são muito acolhedoras, são prestativas, atentas e têm muita vontade de aprender e de conhecer sobre outros modos de vida, outros modos e métodos de trabalho. Também sinto que, tanto os alunos como os professores, gostam de mostrar as suas riquezas e partilhar o seu conhecimento, sem grandes pretensões, nem ostentações, as pessoas daqui dão o melhor que têm! Eu gosto desta honestidade! Eu sou uma pessoa curiosa, interessada, otimista, extrovertida e encontrei aqui um “poço sem fundo” de novas experiências e de possibilidades que me satisfazem e me mantêm alerta todos os dias nesta busca pelo conhecimento. Obviamente que esta facilidade de adaptação deve-se a forma como fui integrada e recebida. Eu aproveito para agradecer a todo o grupo de docentes e discentes do Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Tecnologia, sobretudo às professora Karla Mazarelo e   Patricia Braga,  pela forma como desde o primeiro dia me acolheram, fazendo-me partícipe de todas as atividades do departamento e colocando-se à disposição para partilhar comigo diferentes experiências. Sem dúvida, não teria sido o mesmo se não recebesse este apoio incondicional dos colegas!

 

 ARII -  Como a senhora avalia o ensino de Design em nossa universidade?

Susana Paixão - Na verdade, para poder responder a esta questão de uma forma mais objetiva e segura eu precisaria ter um conhecimento mais aprofundado sobre a estrutura do curso. No entanto, ao estar integrada no departamento que coordena o curso de Design e ao trabalhar com alguns alunos e professores do curso, eu posso dizer que percebo a grande capacidade criativa, de improvisação e de comprometimento que os alunos têm quando expostos a diferentes adversidades durante a fase de criação. Percebo que os professores dominam os conhecimentos necessários e insistem na compreensão de conceitos relacionados com a teoria do Design. Contudo, observo por parte dos alunos, e penso que é uma crítica que se estende também aos alunos que tive ultimamente na UPV,  uma certa falta de espírito crítico, de dificuldade de concretização, de medo de arriscar. Penso que se deve ao fato da inexperiência próprias dessa fase, mas também à superproteção a que estão submetidos, seja por nós professores ou pelos pais. Por outro lado, acredito que, com as condições físicas disponíveis (laboratórios, oficinas, espaços de trabalho) e geográficas (riquezas de materiais, inspiração da natureza, etc.) a Ufam tem condições de formar excelentes profissionais, Designers de Produtos com o mais alto reconhecimento, inclusive de prestigio internacional. 

 

ARII - Em termos acadêmicos e quanto à rica experiência de troca de conhecimentos qual o seu depoimento sobre sua estadia na Ufam? A senhora se envolveu, por exemplo, com outros grupos de pesquisa ou outro trabalho similar?


Susana Paixão –  Durante esse período de sete meses envolvi-me como participante em muitas outras atividades do departamento Design, como por exemplo, a Semana de Design, o CINPAD, pois  uma participação mais ativa na comunidade acadêmica era-me limitada pelo contrato que tenho com a CAPES. Como depoimento gostaria de deixar um pensamento que transmita otimismo, força, boas energias, esperança para todos aqueles que são sonhadores, encorajando-os a nunca deixarem suas ilusões para trás. Então digo: Na Ufam pude expor uma ideia na qual acreditava e encontrei outras pessoas que acreditaram junto comigo. Foi muito gratificante! A experiência resultou num desenvolvimento considerável das minhas habilidades técnicas e interpessoais, necessárias durante o período do projeto, e que, sem dúvida, são um grande diferencial para o meu futuro profissional.

 

 ARII – Seus comentários finais

Susana Paixão - Gostaria de reforçar os meus mais sinceros agradecimentos a todos os professores, técnicos e alunos que compõem o departamento de Desgin, pela gentileza, profissionalismo e atenção com que me recebem todos os dias; em especial às professoras Karla Mazarelo e Patricia Braga. Agradecer também à Magnífica Reitora da Ufam, professora  Márcia Perales e a toda a equipa da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), em especial às professoras Maria do Perpétuo Socorro Chaves e  Maria do Perpetuo Socorro Lima Verde Coelho, pela recepção e acolhimento que me deram durante a minha permanência. Quero destacar também, e agradecer, a importância da participação da professora Mirella Sousa pela sua dedicação e apoio técnico em todas as atividades do projeto como uma das principais colaboradoras. Quero agradecer também a CAPES pelo financiamento do projeto; ao INPA, em especial às doutoras Claudete Nascimento e Ires Miranda, por acreditar no projeto e por facilitar o contacto e a troca de conhecimentos; ao CEVALOR, em especial à senhora Marta Peres e ao técnico António Pinguicha, pelas indicações técnicas e apoio no desenvolvimento dos protótipos; à UPV, em especial ao professor Bernabé Hernandis, pelo trabalho conjunto e de intercâmbio que tem sido possível desenvolver com os seus alunos. A todos os colaboradores destas instituições Doutores, Professores, Técnicos, alunos, sem os quais este projeto não seria viável.

 

 

 

Professor de Engenharia de Produção compartilha experiência de intercâmbio no Japão

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII conversou com o professor Jonas Gomes, do departamento de Engenharia de Produção sobre seus estudos de Mestrado e Doutorado realizados no Japão.

De forma clara e objetiva, o professor relata como se tornou uma melhor pessoa e um melhor profissional. 

 

“Minha experiência no exterior teve início com a realização do curso intensivo em língua e cultura japonesa, isso em 1997. Em seguida investi no Mestrado em Engenharia de Produção, estudando sobre as melhores práticas de gestão de 217 empresas japonesas em relação à Qualidade Total. Por fim, em 2003, conclui meu Doutorado com estudo comparativo entre as melhores práticas de gestão das empresas de Classe Mundial localizadas no Brasil e no Japão, propondo um modelo que permite empresas atuantes em setores Eletroeletrônico, Mecânico, Transporte e Químico, alcançarem maior nível de excelência.  A experiência do intercâmbio me tornou um profissional mais organizado, crítico, exigente, em constante busca pela excelência e com maior capacidade de liderar e trabalhar pensando no bem coletivo. Minha maior dificuldade foi conviver com baixíssimas temperaturas. Meu conselho para quem deseja fazer intercâmbio  no Japão é:  Estude bastante inglês e, se possível a língua japonesa, mostre interesse em aprender o idioma e a cultura nipônica; baixe as provas de inglês realizadas anteriormente; converse com ex bolsistas; elabore  projeto que possa ser útil para o Amazonas;  esteja aberto às mudanças; a aprender com a diversidade de culturas; a ter foco e a manter boa relação com o professor orientador”.

Prof. Jonas Gomes, Engenharia de Produção

Prorrogada inscrições para Bolsa destinada a Jovens Professores

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga a prorrogação das inscrições para o Programa de Mobilidade Santander Ibero-Americanas para Jovens Professores.

Serão concedidas três bolsas no valor  de R$ 16.041,00 (dezesseis mil e quarenta e um reais), correspondente a € 5.000,00 (cinco mil euros), mediante conversão efetuada tendo como base a cotação do valor de venda do Euro publicada pelo Banco Central do Brasil, no dia 02 de março de 2015.

Para participar da seleção o professor deve ter concluído o doutorado há, no máximo, cinco anos.

As inscrições se encerram no dia 12 de junho e são feitas pela internet em endereço constante no edital.

Veja novas datas e edital.

Aluno de Engenharia Química fala sobre intercâmbio na Alemanha

 Em entrevista a ARII, o aluno Paulo Simonetii, do curso de Engenharia Química da Ufam, divide sua experiência de viver um ano e três meses na Alemanha, onde estudou na Universidade de Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg.

 

Adaptação

"Apesar do longo período de adaptação que enfrentei, pois os relacionamentos interpessoais dos alemães são frios, distantes, e as aulas eram todas em alemães eu posso afirmar que a experiência do intercâmbio foi super positiva”.

 Vida Acadêmica

"Em relação aos meus estudos o intercâmbio foi um acréscimo incomparável, porque além das disciplinas voltadas para a área de Bioengenharia, focadas no uso de micro-organismos na indústria Farmacêutica; Tratamento de Efluentes, dentre outras, eu pude desenvolver meu trabalho final do curso na Alemanha estudando sobre “A influência da turbulência no crescimento e na produção de Proteína de Valor Agregado em Espirulina (algas marinhas)”. Além disso, tive a oportunidade de cursar três disciplinas de Mestrado, sendo que no Mestrado considerado de elite obtive a segunda maior nota". Mas, registre-se que isso exigiu muita persistência, pois dos trinta e-mails enviados somente um professor se interessou pelo meu trabalho. No exterior eles são rigidamente criteriosos, principalmente quando se trata de estrangeiros". 

Grande dificuldade

"Minha maior dificuldade foi a língua. Todas as aulas eram em alemão. Havia momentos que parecia não compreender nada. No entanto, diante disso, que parecia um gigante, decidi imergir por completo na cultura e língua alemã buscando o máximo de contato com os alemães. Com o tempo passei a ter uma boa convivência com todos (alemães, alunos estrangeiros e alunos brasileiros)".

Anseio

"Meu maior desejo é poder compartilhar todos os conhecimentos adquiridos com os alunos do meu curso. Tenho tentado, mas ainda não foi possível fazermos isso de forma mais efetiva. Estamos nos articulando com o Centro Acadêmico, espero em breve poder ministrar um minicurso".

Incentivo

"Para quem vai ou está pensando em sair para um intercâmbio eu diria para não ter medo, agarrar todas as oportunidades; não ficar com vergonha do currículo; não ter medo da comparação porque ao chegar lá você vai encontrar diversas pessoas na mesma situação. Ser intercambista no exterior não é exceção, é regra".

 

Alunos selecionados para Bolsa Santander Ibero-Americanas

ARII divulga o resultado final do edital nº 007/2015, referente ao processo de seleção de alunos para o Programam de Mobilidade Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação 2015.

De acordo com cronograma divulgado no edital os alunos selecionados devem comparecer à ARII nos dias 11 e 12 de junho, no horário das 14 às 17h, para assinatura do Termo de Adesão.

O não comparecimento para assinatura do Termo de Adesão implicará em perda da bolsa, sendo chamado o próximo candidato classificado.

 

Sub-categorias

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