Festival de Neve, Hokkaido, Japão

Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Snow Festival) é um dos maiores eventos de inverno do Japão. A competição ocorre anualmente em Sapporo, Hokkaido e atrai milhões de turistas para a região que vão prestigiar a beleza das esculturas.

O festival anual teve início em 1950, quando crianças locais do ensino médio fizeram esculturas de neve no Odori Park. Desde então, o evento tem crescido exponencialmente, com centenas de estátuas de neve e esculturas de gelo que ornamentam o parque e as ruas do bairro Susukino.

O Festival que dura uma semana, é realizado no Odori Park, Dome Tsudome e na rua principal em Susukino e encanta a todos com a beleza de suas estátuas e esculturas de gelo que parecem feitos de cristal.

A beleza do evento faz nossa imaginação acreditar que estamos em uma verdadeira terra da fantasia. À noite, as esculturas ficam ainda mais belas e com um ar de encanto e mistério, devido a iluminação neon azulada.

Principais siglas utilizadas na Ufam

Quanto mais conhecemos sobre a organização na qual estamos, melhor será nossa comunicação, isso dará bom fluxo às nossas ações e consequentemente facilitará nosso cotidiano.

Com esta motivação, a ARII apresenta a Ufam em siglas, visando, principalmente aos recém-chegados que já devem ter se sentidos meio “perdidos” ao ouvirem indicações como: “vá até a Proeg”;  “procure a Progesp”;  “Ligue para PCU”.

Enfim, as siglas são uma pequena parte, mas não menos importante, desse imenso universo chamado Ufam.

Conheça abaixo as mais utilizadas pela comunidade acadêmica.

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Download this file (UFAM EM SIGLAS_PDF.pdf)Ufam em siglas

Legislação referente à graduação está disponível no site da Proeg

 

 O departamento de Legislação e Normas (DLN) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação disponibiliza para a comunidade discente (em formato digital) toda legislação referente às normas, portarias e resoluções que regulamentam diversas situações, como por exemplo, abono de falta; transferência; cobrança de taxas, dentre outros.

A diretora do departamento, advogada Vanessa Klisia de Aguiar, explica que os alunos sempre solicitam à Proeg, para fins diversos ou para simples conhecimento, cópia de legislação  pertinente a sua vida acadêmica, “nossa intenção é dar maior visibilidade a nossa legislação interna, ao mesmo em que oferecemos aos alunos a possibilidade de agilizar pequenos problemas ou obter rapidamente informação acerca dos amparos legais”, comenta.

Para facilitar a consulta toda legislação foi organizada por assunto, com uma breve descrição e suas respectivas referências legais e normativas.

 

Sobre o DLN

Ao Departamento de Legislação e Normas compete prestar assessoria específica, de natureza jurídica, na área acadêmica da Instituição, tanto nos aspectos preventivos, quanto na sugestão de medidas a tomar, visando resguardar os interesses e dar segurança aos atos e decisões da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Departamentos Acadêmicos e Coordenações de Cursos.

Os assuntos de interesse da Instituição e de seus usuários são disciplinados na forma de Resoluções, Portarias, Instruções Normativas e outros, em harmonia com a Legislação Federal vigente. 

No menu Legislação e Normas estão disponibilizados alguns dos normativos referentes à Legislação Educacional.

Para falar com o DLN ligue (92) 9318-2285 ou envie e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

Capes, CNPq e DAAD divulgam Programa de Doutorado para 2015

 

As instituições de fomento Capes, CNPq e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) divulgam o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado para a Alemenha (Edital nº 07/2015). Estão sendo oferecidas bolsas para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado, sendo 30 bolsas (Capes), até 35 bolsas (CNPq) e até 20 bolsas (DAAD).

O Programa prevê a oferta de curso de alemão pelo DAAD antes do início da pesquisa para todos os bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível de conhecimento do idioma alemão de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha, as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

As inscrições são gratuitas e feitas somente pela internet por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, até as 23h59, do dia 15 de maio.

Acesse edital e veja todas as regras de participação.

Confira entrevista com pesquisadora da UNIFESP

Considerada a maior pesquisadora na área cirúrgica da UNIFESP e a 4ª maior pesquisadora da área cirúrgica de todas as IES com Fator H, a profa  Lydia Masako Ferreira conversou com a ARII sobre a criação do mestrado profissional e seus desafios atuais, antecipando, resumidamente, um pouco do que será abordado em sua palestra que ocorre hoje, 6,  a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Direito. O evento marca o início das aulas  do primeiro semestre de 2015 dos Programas de Pós-Graduação da Ufam.  

 

ARII -  Levando-se em consideração que a modalidade de Mestrado Profissional foi criada em 1998, qual sua análise quanto à evolução no âmbito das universidades federais? IES federais realmente abraçaram esta ideia?

Lydia Masako - A Criação do Mestrado Profissional (MP) surgiu com a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional. No entanto, foi somente 13 anos após com a Portaria no 17, de 28 de dezembro de 2009, é que surgiu o Mestrado Profissional como modalidade de pós graduação stricto sensu. De início foi difícil desvincular com o Mestrado Acadêmico (MA), pois era o horizonte stricto sensu conhecido. Atualmente, há uma definição clara do Mestrado Profissional que surgiu como evolução natural do processo de produção científico tecnológica no país. Os avanços da Ciência e Tecnologia, as necessidades de ir além das fronteiras de cada disciplina, a cooperação dos saberes e pesquisa, a multi inter e transdisciplinaridade foram os fatores determinantes do Mestrado Profissional.

ARII -  Em sua avaliação como o Mestrado Profissional responde às organizações que necessitam de profissionais cada vez mais especializados?

Lydia Masako - A partir da interdisciplinaridade é que surgiu o MP voltado ao mundo produtivo, ao desenvolvimento de processos e produtos vinculados a serviços de saúde (no caso da Grande área das Ciências da Saúde ) e parceria com setor privado e 3o  setor. No site da Capes, no SNPG datada de 24/07/2014 são descritas 573 cursos de MP, 288 no sudeste, 116 no sul, 99 no nordeste,  37 no centro-oeste e  33 no norte. Nas áreas Medicinas I, II e III ainda é muito recente a criação de cursos de MP, mas nos últimos três anos, o aumento tem sido exponencial. Na Medicina III em particular, existem oito cursos de MP, dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Piaui, Ceará e Manaus.

ARII -  Neste sentido o Mestrado Profissional não deve ser confundido com uma especialização, digamos, mais aprofundada, porém, dá ao seu portador o mesmo “status” de um mestrado acadêmico, qual seu comentário?

Lydia Masako - O Mestrado Profissional tem o mesmo valor stricto sensu que o Mestrado Acadêmico e a mesma qualidade. O MA tem como função primordial a formação do docente e pesquisador a partir de questões acadêmicas para gerar e difundir conhecimento. O MP surge a partir de questões práticas para solucionar os problemas da sociedade, melhorar o atendimento em saúde (no caso da Grande área das Ciências da Saúde a que pertence a Medicina III)  e avançar na Inovação gerando fontes econômicas e sociais para o país.

Não há como confundir com a especialização, pois esta tem a finalidade de formar o profissional. A especialização antecede o stricto sensu.

ARII -  Em breve exposição, na sua opinião, quais são os desafios que as mudanças sociotecnológicas e ambientais impõe às universidades, além da criação de cursos para formação especializada?

Lydia Masako - Os avanços da Ciência e Tecnologia fazem com que a pesquisa e a inovação sejam imperativas para a sobrevivência das empresas e exige mudança importante nas universidades. Isto é, as instituições deverão se dedicar à criação e desenvolvimento de novas tecnologias havendo necessidade da associação do mundo corporativo de negócios com a ciência. Será necessário exercitar o chamado “hélice tríplice”  que é a integração da universidade gerando conhecimento, a empresa investindo e focando o mercado e o governo alocando recursos e incentivos.

ARII -  A senhora poderia fornecer um resumo de sua palestra na Ufam?

Lydia Masako - A palestra terá como objetivo descrever o histórico, a origem, os objetivos, as características, as implicações, os quesitos da ficha de avaliação do MP. Algumas Linhas de atuação científico tecnológica e projetos do MP serão exemplificadas.  Assim como serão discutidos os diferenciais com o MA além de destacar os desafios para o próximo quadriênio de avaliação.

 

Breve currículo

Doutora em Cirurgia Plastica Reparadora;
Pós Doc University of California, San Francisco (1992);
Livre Docência UNIFESP (1994);
Profa Titular Disciplina Cirurgia Plástica UNIFESP (desde 1996);
Pesquisadora CNPq 1A (2013-2017) e IB (2006-2013), Coordenadora Med III CAPES (2011 - 2017);
Coordenadora Adjunto Med III CAPES (2005 - 2011);
Chefe do Depto Cirurgia (2008-2011);
Coordenadora Programa Pós Graduação Cirurgia Plástica UNIFESP (1996-2009); Membro da Comissão Avaliação-Medicina (CA-Med) CNPq 2010-2013;
Coordenadora CA Medicina CNPq 2012-2013;
Membro Comissão Avaliação Abertura Cursos Médicos SESU MEC 2006-7;
Consultora da FAPESP, CNPq, CAPES, FAPERJ e Acta Cirúrgica Brasileira;
Editora Associada Internacional do Corpo Editorial do Plastic Reconstructive Surgery Global Open;
Editora da área Clinics;
Revisora do Plastic and Reconstructive Surgery, American Journal of Clinical Nutrition, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Clinics, Acta Cirúrgica Brasileira, Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Revista Brasileira de Queimaduras, Estima;
Co-Editora científico da Acta Cirúrgica Brasileira;
Membro da Câmara técnica sobre prod. téc. e membro da Câmara de Cirurgia Plástica do CFM;  
Presidente Sobradpec-Reg São Paulo;
Membro da International Society Aesthetic Plastic Surgery-ISAPS, IPRAS, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Soc Bras de Queimaduras;
Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia plástica estética, Qualidade de vida e Gestão em Cirurgia Plástica, Medicina Regenerativa, Cultura de células da pele. 
 

Universidade de Harvard e Capes assinam Acordo para intercâmbio de estudantes e pesquisadores

 

A Fundação Capes e a Universidade de Harvard assinaram Termo Aditivo ao Memorando de Entendimento e Plano de Trabalho que contempla a cooperação internacional entre as duas instituições, nas modalidades de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). O objetivo do Acordo é oferecer apoio financeiro a estudantes e pesquisadores brasileiros altamente qualificados nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e permitir que mais departamentos de Harvard possam recepcionar estudantes e pesquisadores brasileiros.

O Memorando de Entendimento original foi celebrado abril de 2012, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. O Aditivo ao Acordo foi assinado na última quinta-feira, 19 de março de 2015. 

No âmbito deste acordo, Harvard recebeu, até o momento, 26 bolsistas de graduação-sanduíche na Escola de Saúde Pública de Harvard. Já pelas chamadas regulares do Programa Ciência sem Fronteiras, recebeu 115 bolsistas divididos em modalidades de pós-doutorado, doutorado-sanduíche e de doutorado pleno em diversas escolas de Harvard.

Acesse para saber mais sobre o assunto.

Instituições que mais oferecem bolsas no Brasil e no exterior

A lista das instituições foi elaborada pela Fundação Estudar, uma das instituições que mais oferece bolsas de estudos, confira:

Fundação Carolina. A entidade promove trocas educacionais com países Ibero-americanos e outros que tenham laços históricos com a Espanha.

Fundação EstudarA organização concede bolsas de graduação e pós em universidades no Brasil e no exterior. 

Fundação Lemann.  Incentiva a educação e inovação por meio de projetos, programas e oferta de bolsas para pós-graduação. 

Fundação Fulbright. O programa, que é conduzido pelo governo norte-americano, oferece bolsas de estudo nos Estados Unidos para alunos de pós-graduação, jovens profissionais e artistas. 

Fundação CheveningAs bolsas são concedidas pelo Governo Britânico para alunos de mais de 160 países que tenham sido aprovados em universidades do país. Em geral, são oferecidas a alunos que optam por programas de um ou dois anos — mestrado e MBA. 

Erasmus Mundus. Oferece bolsas para graduação sanduíche, pós-graduação e pós-doutorado nos países da União Europeia. O programa ainda contempla funcionários administrativos que atuem no ramo da educação, interessados em trocar conhecimento e experiências.

Orange Tulip Scholarship Brazil. Promovido pelo governo holandês, oferece bolsas para graduação e pós-graduação, além de outras oportunidades.

Santander Universidades. De acordo com o Programa são oferecidas bolsas para o Brasil e exterior, inclusive China.

Seleção para intercâmbio na França

Seleção para intercâmbio na França

Por meio do Projeto Brafitec (Cooperação Bilateral Brasil e França), coordenado pela professora Ocileide Custódio, a Faculdade de Tecnologia (FT) está com inscrições abertas, até o dia 9 de abril, para seleção de alunos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás,  Engenharia de Materiais e  Engenharia Mecânica, para realização de intercâmbio, com duração de um ano (dois semestres consecutivos) em Instituições francesas de ensino superior de Engenharia.

Para se inscrever o aluno deve estar regularmente matriculado em um dos cursos mencionados acima, além de atender aos seguintes requisitos: ter feito ENEM e obtido nota  mínima de 600 pontos;  apresentar carta de apresentação, escrita em português, ao coordenador do projeto BRAFITEC na Ufam, na qual o candidato expressará seu perfil,  personalidade e preferências;  entregar Curriculum Vitae no modelo Lattes; foto 3x4; comprovar matrícula no semestre corrente; anexar Histórico escolar atualizado (a partir de março de 2015) e apresentar carta de motivação, escrita em francês ou em inglês, esclarecendo as razões que o levaram a optar pela inscrição no programa; o campus onde pretende estudar, com a devida justificativa; as perspectivas e benefícios que espera obter com a participação neste intercâmbio.

 A seleção será feita por meio de análise documental, considerando-se para isso o coeficiente de rendimento apresentado no histórico escolar, a carta de apresentação e o currículum; exame de proficiência em língua francesa. As inscrições para o exame de proficiência serão feitas até o dia 9 de abril, na secretaria da diretoria da FT. O resultado  será divulgado no dia 15 de abril e o Atestado deve ser retirado na secretaria do Departamento de Línguas Estrangeiras da Ufam. Além dos testes realizados pelo Departamento de Língua Estrangeira (Francês) da Ufam, também serão aceitos os seguintes testes de proficiência  realizados por uma das 49 unidades da Aliança Francesa no Brasil:  Teste TCF (Test de Connaissance Du Français), a partir de B1,  DELF (Diplôme d´Études em Langue Française), a partir de B1,  DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française) C1 e C2;  Certificado da Aliança Francesa (mínimo de 70 pontos), próprio para submissão de candidatura à bolsa pela CAPES/CNPq. A fase final da seleção será a entrevista em português, inglês e francês.

 As inscrições estão sendo recebidas no  Bloco Administrativo da Faculdade de Tecnologia - Prédio da Direção da FT, setor norte do Campus Universitário.

 Veja edital.

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Download this file (EDITAL_BRAFITEC_2015.pdf)Edital Brafitec 2015

ARII divulga resultado preliminar referente ao Edital nº 08/2014

Resultado preliminar do Edital Andifes Santander nº 08/2014 - Edição 2015

 

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII divulga o resultado preliminar da seleção de candidatos para o Programa de Andifes Santander de Mobilidade Acadêmica Nacional. Inscreveram-se para seleção 210 candidatos, mas desse número somente 22 entregaram documentação.

A escolha dos candidatos foi feita pela Comissão Permanente Responsável pelos assuntos de seleção e homologação da ARII, composta pelos professores Ingo Wahnfried, Francisco Adilson Hara e Nilson Barreiros.

O prazo para interposição será de 02 (dois) dias úteis a partir do dia subsequente ao da divulgação do resultado, no caso de fim de semana o prazo contará a partir da segunda-feira. O recurso deverá ser feito por escrito e fundamentado, devendo ser entregue na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, situada na Avenida Rodrigo Octávio, nº 6200, no Centro Administrativo/Reitoria– 3º piso – Setor Norte – Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

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Aluno do curso de Direito realiza sonho de fazer intercâmbio

 Entrevista

Preparando-se para ir para a Universidade do Porto, em fevereiro de 2015, o aluno João Victor Ribeiro, do curso de Direito, conta que seu sonho sempre foi fazer intercâmbio e que ao ingressar na Ufam buscou logo se informar sobre como poderia participar dos Programas de Mobilidade. Confira entrevista e inspire-se a fazer intercâmbio você também. 

 

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