ARII realiza Pesquisa de Opinião sobre Mobilidade Acadêmica

Participe da Pesquisa de Opinião sobre Mobilidade Acadêmica

 

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII realiza, em parceria com o curso de Relações Públicas, pesquisa de opinião com o objetivo de reunir informações acerca dos programas de mobilidade e sobre a temática internacionalização da Ufam.

Tendo como missão “conectar a Ufam ao Brasil e ao exterior, valorizando a interculturalidade como indutora da excelência acadêmica”, a ARII coordena, em nível local,  os programas de mobilidade Andifes Santander e Santander Regional (nacional), Top Espanha, Bramex, Brafitec, Brafagri, Unibral e Ciência sem Fronteiras (internacionais). Além disso, a ARII acompanha mais de cem Acordos de Cooperação Técnica e Científica, formalizados com instituições nacionais e estrangeiras, públicas e particulares que facultam aos alunos de graduação e pós-graduação participarem de Mobilidade ou realizarem estudos complementares. A coordenadora de Mobilidade da ARII, professora Valéria Moisin, explica que  realizar estudos em outra Universidade, principalmente no exterior, exige planejamento e preparação. “Não basta querer participar de um Programa de Mobilidade, é preciso estar consciente de que é necessário atender aos critérios estabelecidos em edital, primordialmente no item coeficiente de rendimento, e atender aos critérios definidos pelas Universidades receptoras”, acrescenta.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais a internacionalização da Ufam tem apresentado crescimento exponencial, sobretudo com a criação do Programa Ciência sem Fronteiras. “Todos os anos a Ufam envia cerca de 200 alunos e  recebe uma média de 30 alunos, concordamos que estes números ainda são baixos, porém percebemos que a comunidade acadêmica cada vez mais reconhece a importância desse  processo para a Ufam”, conclui

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable