Candidaturas Mobilidade "in"

A Universidade Federal do Amazonas recebe, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais alunos (nacionais ou estrangeiros), discentes vinculados a Programas de Mobilidade ou sobre o abrigo de Acordos de Cooperação interessados em estudar na Ufam (acesse link abaixo para ver relação de Acordos vigentes), pelo período de até um ano, respeitadas as devidas autorizações.  

Caso a sua universidade não possua Acordo de Cooperação com a Ufam procure as Relações Internacionais de sua Universidade para saber do interesse em firmar Acordo. Dessa forma, com a finalidade de melhor organizar a recepção, trâmite e conclusão dos processos de intercâmbio ou mobilidade em nível de graduação a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) divulga as regras básicas para período de candidaturas.

Os períodos de inscrições de candidaturas ocorrerão sempre:

- Meses de janeiro e fevereiro, para ingresso no segundo semestre do ano corrente;

- Meses de julho e agosto, para ingresso no primeiro semestre do ano posterior.

A ARII não aceitará inscrições fora destes prazos.

Como candidatar-se?

Podem candidatar-se  estudantes regularmente matriculados em universidades brasileiras ou estrangeiras, para isso devem baixar o formulário, preencher, digitalizar e encaminhar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e anexar os seguintes documentos:

- Histórico Escolar;

- Cópia do passaporte

- Foto 3x4;

- Carta de Recomendação assinada por professor da universidade de origem;

 

A candidatura é suficiente para ser aceito na Universidade?

O preenchimento e envio do formulário de candidatura não é garantia de que o aluno foi ou será aceito. A candidatura é o início do processo que poderá culminar com aceitação ou não do aluno. Com base nas informações prestadas no formulário, a ARII fará contato com a coordenação do curso pretendido para consulta quanto à possibilidade de receber o discente.

 

Qual o prazo para conclusão da candidatura?

Para trâmite completo e emissão da carta de aceite, o candidato tem um prazo de cinco meses. Se a coordenação do curso acenar negativamente quanto ao ingresso do aluno, no máximo em um mês todo o processo terá sido concluído.

 

Cursos oferecidos pela Ufam?

Todos os cursos possuem disciplinas com determinadas especificidades, o que significa que algumas exigem pré-requisito. Assim, dependendo da situação o coordenador poderá propor que o aluno refaça seu plano de estudo. Clique aqui para conhecer os cursos e suas respectivas grades curriculares.

 

Curso de Português para estrangeiros?

As aulas na Ufam são ministradas em Língua Portuguesa. Os candidatos estrangeiros devem possuir, portanto, nível intermediário de Português, não precisando apresentar proficiência. O Núcleo de Línguas (Nucli), vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, oferece aulas de Português gratuitas. Os alunos que necessitarem desse apoio devem manifestar no momento do preenchimento do formulário.

Como obter o visto de estudante?

O Visto de Estudante somente poderá ser obtido junto à Embaixada Brasileira instalada no país de origem após a liberação da Carta de Aceite. Em hipótese alguma a ARII procederá solicitação de matrícula de alunos com Visto de Turista.

 

Quais benefícios a Universidade oferece aos candidatos com ou sem bolsa?

Os candidatos nacionais ou estrangeiros que recebem matrícula de aluno da Ufam (com ou sem bolsa) têm direito aos mesmos benefícios, conforme elencados abaixo:

- Restaurante Universitário (café, almoço e jantar) a preço subsidiado, ou seja, valor bem abaixo do praticado pelo mercado.

- Carteira de Estudante que permite pagamento de meia passagem nos transportes coletivos e em shows culturais.

A Universidade não disponibiliza alojamento para estudantes em Intercâmbio e nem Auxílio-Bolsa, exceto para os alunos estrangeiros vinculados ao  Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

 

Pagamentos de Taxas?

A Universidade Federal do Amazonas é uma universidade pública, de caráter gratuito, portanto, não são cobrados nenhum tipo de taxa de ingresso.

 

Mais informações acesse os links abaixo

Programas de Mobilidade administrados pela ARII (menu "programas").

Sobre a cidade de Manaus;

Sobre a Ufam;

Guia do Aluno em Intercâmbio na Ufam

Instituições brasileiras que mantém Acordo de Cooperação com a Ufam

Universidades que mantém Acordo de Cooperação (internacional) com a Ufam (menu "cooperação")

Aluguéis próximos ao Campus Universitário. (menu "serviços)

 

Atenção

Para ingresso nos cursos de pós-graduação da Ufam, os candidatos devem enviar e-mail diretamente para os Programas.

Acesse contatos e-mail dos programas aqui

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable