Histórico Nucli

Os Núcleos de Línguas nas Universidades Federais foram criados a partir dos Centros Aplicadores de Proficiência em Língua Inglesa Toefl ITP. Assim, a Ufam que já funcionava como Centro Aplicador desde 2013 organizou seu Núcleo por meio da Portaria nº 1782/2015, de 2 de junho de 2015, tendo como primeira gestora a professora Martha de Faria e Cunha Monteiro que também acumulava o cargo de Coordenadora Pedagógica de Língua Inglesa.

A Portaria também nomeou os professores Wagner Barros Teixeira, João Luiz de Souza, Ernesto Atsushi Sambuich e Mateus Coimbra de Oliveira como coordenadores pedagógicos de espanhol, francês, japonês e português, respectivamente. E a professora Maria Regina Marques Marinho como Supervisora de Aplicação do Exame Toefl ITP.

A partir de 1 de setembro de 2016, o professor Ingo Daniel Wahnfried foi nomeado pela Portaria nº 2417/2016 com novo Gestor do IsF, permanecendo os mesmos coordenadores Pedagógicos.

Com a criação da Faculdade de Letras (Flet) no início de 2016, o atual gestor, ligado ao departamento de Geociências, inicia diálogo a fim de que o Núcleo passe à estrutura da Faculdade e possa ampliar sua atuação. Dessa forma,  o Nucli funciona sob o comando do professor Ingo Wahnfried até 25 de agosto de 2017, data em que é publicada a Portaria nº 2055/2017, nomeando o professor Wagner Barros Teixeira como Coordenador do IsF do Nucli.

Com a mudança, os professores Leonard Christy Souza Costa, Herberto Luiz Braga Ferreira, Mateus Coimbra de Oliveira, Rocio Del Carmen Celis Lozano e Ernesto Atsushi Sambuich, respondem pelas coordenações pedagógicas de inglês, francês, português, espanhol e japonês. A professora Maria Regina Marques Marinho permanece como Supervisora de Aplicação de Exames de Proficiência.

Após organizado em 2015, o Nucli tem como primeiros professores bolsistas de inglês os alunos Adriana Amádio, Diego Antonio e Talita Burlamarqui (curso de Língua e Literatura Inglesa), selecionados por meio de Edital nº 01/2015.

 

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable