Prova Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira

DLLE realiza prova Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira

 

O departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE) está com inscrições abertas para o Exame Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE). A data da prova escrita é dia 22 de novembro de 2014.

Nesta convocatória, as provas serão aplicadas em todos os níveis (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). Para mais informações sobre os níveis consulte o site do Instituto Cervantes <http://diplomas.cervantes.es/>. 

Os procedimentos necessários para a inscrição são os seguintes:

1) Acessar o site <http://diplomas.cervantes.es/>; 

2) Clicar na opção "Quieres conseguir tu diploma?";

3) Depois clicar na opção "Cómo y dónde me inscribo";

4) Baixar e imprimir a ficha de inscrição e a declaração que estão em PDF;

5) Preencher e assinar esses documentos;

6) Pagar a taxa de inscrição, transferindo o dinheiro para a conta do Instituto Cervantes.

Os valores referentes ao pagamento da inscrição e os dados da conta bancária estão disponíveis na secretaria do DLLE, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Bloco Mário Ypiranga, 2º andar, sala 18.

Para finalizar a inscrição, o candidato deverá se dirigir à secretaria do DLLE, portando o comprovante de pagamento de inscrição, a ficha de inscrição preenchida, a declaração assinada e um documento de identificação com foto (cópia e original).

As inscrições encerram-se no dia 26 de outubro.

 

 

Universidades no Exterior

Universidades no Exterior

Você já conhece a Fanpage da ARII? Com o objetivo de divulgar as 10 principais instituições a receber o Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) da Ufam criou o ciclo "Universidades no Exterior". Veja agora um compilado das postagens.

 

 10. CANADÁ - Lakehead University

Fundada em 1965, a Universidade de Lakeheade, no Canadá oferece ampla linha de pesquisa e ensino nos campos de Engenharia, Tecnologia, Computação, Biologia, dentre outras área atendidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Matéria completa em: http://goo.gl/4S5IRm

 

 

 

 

 

09. IRLANDA - Institute of Technology Tallaght (ITT).

Situado em Dublin, Capital da República da Irlanda, o Instituto de Tecnologia de Tallaght (ITT) foi fundado em 1992, oriundo de um programa de Colégios Técnicos Regionais. A Irlanda, apesar de ter sido uma das nações mais pobres do Reino Unido, hoje é um dos países mais ricos do mundo e ocupa o 15º lugar no ranking de educação mundial. Acolhedor, o ITT-Dublin recebe estudantes brasileiros desde 2013 e planeja ter apoiado a mobilidade de 101 mil estudantes até 2016. As linhas de pesquisa atendidas pelo CsF 2014 são Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Saiba mais pelo site: http://goo.gl/TX46F5

 

 

 08. ESPANHA - Universidad de Salamanca (USal) 

A Universidade de Salamanca (USal), situada no município espanhol de mesmo nome, foi fundada em 1218. É a universidade mais antiga da Espanha e uma das mais antigas do mundo. Conta hoje com cerca de 30.000 alunos, e já recebeu mais de 120 alunos brasileiros pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Conheça mais pelo site: http://goo.gl/tjL8J4

 

 

 

 

 07. HUNGRIA - Budapest University of Technology and Economics (BME)

A Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, Hungria, foi fundada em 1782, pelo imperador Joseph II e foi a primeira da Europa a oferecer cursos de engenharia. Já recebeu mais de 580 estudantes pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Saiba mais em: http://goo.gl/BkOVyk

 

 

 

 

 06. HOLANDA - University of Groningen

Situada em uma cidade universitária que mistura a tradição e a modernidade em sua arquitetura, a Universidade de Groninga foi criada em 1614 e é a segunda instituição mais antiga dos Países Baixos, além de estar no ranking das 100 melhores universidades do mundo. Já recebeu mais de 130 alunos brasileiros pelo Programa Ciência sem Fronteiras e hoje conta com aproximadamente 27.000 alunos. Saiba mais em: http://goo.gl/I6jwyN

 

 

 

05. ALEMANHA – Technische Universität München (TUM)

Considerada uma das três “universidades de elite” pela Sociedade Alemã de Pesquisa (DFG) e pelo Conselho Alemão de Ciências e Humanidades (Wissenschaftsrat), a Universidade Técnica de Munique foi fundada em 1868. Tem hoje aproximadamente 20.000 alunos, mais de 200 alunos brasileiros pelo Programa Ciência sem Fronteiras e foi a primeira universidade alemã a expandir para o exterior em 2002, ao criar o Instituo Alemão de Ciência e Tecnologia, em Singapura. Mais informações em: http://goo.gl/JwaZyQ

 

 

 04. ITÁLIA – Università degli Studi di Padova

Em quase 800 anos de história, a Universidade de Pádua, criada em 1222, já abrigou nomes ilustres das ciências, como Galileo Galilei, que lecionou matemática de 1592 a 1610. Seguindo o emblema “Universa Universis Patavina Libertas” (“Inteira, para todos, a liberdade na Universidade de Pádua”) já recebeu mais de 200 alunos pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Saiba mais em: http://goo.gl/QqjNkp

 

 

 

 

 03. FRANÇA – Université de Technologie Compiègne (UTC)

Criada em 1972, a Universidade de Tecnologia de Compiègne fica na região de Picardia, aproximadamente 1 hora de distância da capital, Paris. Tem como tripé fundamental: o treinamento, pesquisa e valorização; e foi a primeira universidade experimental de engenharia e tecnologias. É o segundo instituto francês que mais recebe estudantes brasileiros pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Conheça mais em: http://goo.gl/JBhBvS

 

 

 

02. REINO UNIDO – University of Strathclyde.

Localizada na cidade de Glasgow, Reino Unido, a Universidade de Strathclyde foi fundada em 1796 e tem seu nome em homenagem ao antigo Reino de Strathclyde. É atualmente a terceira maior universidade do Reino Unido, com estudantes de mais de 100 países e ocupa o 15º lugar no ranking de institutos educacionais ingleses. Saiba mais em: http://goo.gl/6LiTt

 

 

 

 

 01. ESTADOS UNIDOS – Arizona State University (ASU)

Encerramos a série "Universidades no Exterior" com A Universidade do Estado do Arizona, criada em 1885, é a terceira maior universidade pública dos Estados Unidos da América e o instituto que mais recebe estudantes brasileiros pelo Programa Ciência sem Fronteiras no país. Localizada na cidade de Tempe, mantém um forte compromisso econômico, social e cultural com a comunidade em que está inserida, contribuindo para o bem e o desenvolvimento público. Mais informações em: http://goo.gl/OBB1l5

 

 

 

 

 

 

 

 

ARII esclarece dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

ARII esclarece dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

 

O Programa Ciência sem Fronteiras, criado em 2012 pelo Governo Federal, em parceria com as agências de fomento CAPES e CNPq, busca por meio do intercâmbio e mobilidade estudantil, a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia no País.  Na Ufam, mais de 240 alunos tiveram oportunidade de estudar em universidades estrangeiras.  

Podem participar alunos de: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos. 

Para participar da seleção, o aluno deve ter o perfil de excelência, com nota no Enem igual ou superior a 600 pontos e coeficiente na Ufam igual ou superior a 6,0, além de ter cursado entre 20 e 90% dos créditos do curso até a data da viagem (a porcentagem exata vai depender do país de destino).  

Conversar com os professores e coordenadores do curso é uma ótima forma de definir o local para o qual se vai pleitear a vaga, uma vez que é necessário ajustar as disciplinas que serão cursadas a fim de facilitar o aproveitamento na volta ao Brasil. Estão abertas 26 chamadas para: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. É também essencial comprovar a proficiência no idioma oficial, alguns países aceitam o teste ITP/TOEFL, aplicado pela Ufam gratuitamente. 

Além da inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, o aluno deve se inscrever internamente (Ufam). Sem a inscrição interna o aluno não concorre à homologação. Para inscrição interna acesse formulário online no endereço http://goo.gl/6L5fh9. 

Atente para escolha de sua chamada (CNPq ou Capes) e leia atentamente os editais número 006 e 007, da ARII/Ufam. Obtenha mais informações nos arquivos abaixo ou no portal do CsF. 

Boa sorte e fique atento, as inscrições são até os dias 29/09/2014 (Edital Capes) e 30/09/2014 (edital CNPq).  

 

Participantes do Programa Top Espanha concluem curso em Língua e Cultura Espanhola

Participantes do Programa Top Espanha concluem curso em Língua e Cultura Espanhola

 

A ARII parabeniza os alunos da Ufam Samuel Vinente e Geyse Sadim, e a professora Dorinethe Bentes, pela conclusão do curso em Língua e Cultura Espanhola, realizado na Universidade de Salamanca, por meio do Programa Top Espanha - Santander Universidades.

Os alunos e a professora participaram de seleção realizada pela ARII, em maio de 2014, por meio do edital 03/2014, para realizarem curso em Língua e Cultura Espanhola, na cidade de Salamanca, Espanha, durante três semanas com todos os custos patrocinados pela Santander Universidade.

Saiba mais sobre o Programa Top Espanha.

Aluno de Engenharia de Materiais resume em depoimento a "aventura" de participar de intercâmbio na França

 

 

"Essa é uma experiência que todos podem ter... Então o que você tá esperando?" 

 

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ARII realiza seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras

ARII divulga editais de seleção interna

 

 

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga os editais (Capes e CNPq) de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras 2014. Os candidatos devem realizar primeiramente a inscrição no portal do CsF para posteriormente se inscrevem na Ufam.

Os candidatos devem ler atentamente os editais e realizarem inscrição interna somente quando estiverem certos quanto a escolha do País, pois não será permitido trocar o país após concluída a inscrição.

As datas das inscrições são de 15 de agosto a 29 de setembro para o edital da Capes e de 16 de agosto a 30 de setembro para o edital do CNPq.

Acesse editais abaixo.

 

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Aluna relata experiência de intercâmbio na Espanha


 

Em entrevista à Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII a aluna Paula Karine Rodirgues conta que realizar um intercâmbio é muito mais do que conhecer outra cultura. Ela faz essa afirmação após passar seis meses na Universidade de La Corunã, Espanha. Confira.

 

 

 

 

Desafio

“Todos concordam que realizar intercâmbio é uma experiência enriquecedora tantos em termos pessoais quanto profissionais, mas acho que estudar em outro País é algo além disso, é muito mais do que conhecer outras culturas e aprender outro idioma,  é uma quebra de paradigma, pois conviver com pessoas de hábitos, costumes e valores diferentes do seu é um desafio, você precisa mudar e isso só é possível por meio de um contínuo aprendizado pessoal”.

O fundamental é se preparar

“Parte do sucesso da experiência do intercâmbio se deve ao fato de termos nos preparado (Paula viajou juntamente com Nelma Catulino, Joane Sampaio e Camila Freire) com bastante antecedência. Tivemos toda uma preocupação em pesquisar sobre toda a estrutura necessária para nossa estadia durante seis meses na Espanha, quando nós chegamos no aeroporto de Madri, por exemplo, seguimos de trem para La Corunã, lá fomos recebidas pela proprietária do imóvel alocado, ou seja, a preparação foi fundamental para nos proporcionar um certo conforto”.

Estudos

“No dia seguinte após nossa chegada, fomos direto procurar o setor de Relações Internacionais da Universidade La Corunã para apresentação à Universidade, além da indicação para procurarmos a coordenação do intercambista, foi nos dado um mapa da cidade a fim de nos auxiliar na locomoção  aos vários pontos da cidade que precisávamos ir para regularizarmos nossa permanência na Espanha”.

Convivência

“O povo espanhol é muito prestativo, no entanto, no que se refere ao relacionamento interpessoal com estrangeiros eles são um tanto fechados. Assim, nossa convivência foi mais larga com colegas vindos de outros países e para estreitar ainda mais essa troca nos associamos ao Grupo de Viajem e Intercâmbio de Idiomas. Todas as quintas-feiras, à noite, nos reunimos para conversar e planejar nossas atividades”.

Realidades

“Conhecer outras realidades sempre nos faz lembrar da realidade em que vivemos, assim uma das coisas que impactou a todas nós foi a qualidade dos serviços prestados, principalmente os serviços de transportes. Também ficamos surpresas com o nível educacional da população, há um comportamento linear no que diz respeito ao cumprimento de leis e normas. Todos respeitam as leis de trânsito”, por exemplo.

Dia a dia

“Como minhas aulas eram à tarde, reservava o período da manhã para estudar, organizar a casa e preparar refeição, já que almoçar no restaurante universitário custava em média R$ 22,00, ou seja, não podíamos nos dar a esse “luxo”, pois precisávamos economizar para investirmos nas viagens”.

Viver a cultura

“Acho que o fato de ficarmos morando as quatro juntas nos impediu de vivenciarmos mais intensamente a cultura na qual estávamos imersas, pois morar com pessoas do mesmo país é como estar em casa. Meu conselho a quem pretende fazer intercâmbio é optar por morar com outros estrangeiros, só assim você aumenta as possibilidades de crescimento profissional e pessoal”.

Trabalho

“Além de todo o enriquecimento pessoal, o intercâmbio me deu a segurança que eu precisava quanto ao meu futuro profissional. Agora tenho certeza qual a área da administração desejo seguir. Quero trabalhar com o Marketing voltado para pessoas, pois todo o trabalho de vendas fica muito mais fácil quando você conhece o comportamento dos seus clientes.

Horizontes

“Acima de tudo o intercâmbio evidenciou o quanto preciso ampliar meus horizontes. Conheci pessoas super jovens que já estavam cursando doutorado, isso me fez pensar o quanto nós no Brasil precisamos caminhar. Sem dúvida que viajar é um dos investimentos mais importantes na vida de quem deseja crescer profissionalmente, porque só assim você percebe o quanto precisa estudar, se especializar e dominar no mínimo duas línguas estrangeiras. Todas essas percepções impulsionaram-me a buscar mais cursos de aperfeiçoamento, inclusive fora do país; estudar outra língua e aproveitar todas as oportunidades que o intercâmbio proporciona”.

 

ARII promove 2ª Edição do Dia do Intercambista

 

Alunos que participam dos programas de mobilidade Ciência Sem Fronteiras (CSF), Top Espanha e Bolsas Ibero-americanas participaram do Dia do Intercambista, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) nesta segunda-feira (28). Foi uma oportunidade para eles se conhecerem as etapas de preparação, viagem e retorno dos países onde farão intercâmbio a partir do segundo semestre de 2014.

A Ufam está intermediando o intercâmbio de mais de cem discentes para o CSF, que passarão de seis meses a um ano estudando em diversos países, cinco alunos selecionados para bolsas Ibero-americanas, que ficarão seis meses estudando em Portugal, dois alunos selecionados para o Top Espanha, que participarão de um curso de Língua e Cultura Espanhola durante três semanas na Universidade de Salamanca.  Para conhecer todos os programas de mobilidade nacional e internacional de que a Ufam participa, acesse arii.ufam.edu.br

Geyse Sadi, do 9º ano de Pedagogia, conseguiu ser aprovada para o Top Espanha, e disse que, ser dedicada durante a graduação, garantiu uma das duas vagas ofertadas por meio de uma parceria entre a Ufam e o Santander. “Os critérios para ter uma boa nota são coeficiente escolar, participação em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e publicação científica”, frisou. Ela chaga à Espanha no próximo dia 9 de agosto, onde terá aulas pela manhã, além de aulas extras e atividades turísticas dentro e fora daquele País.

 

Intercâmbio: esclarecendo o antes, o durante e o depois

O assessor adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Wahnfried, apresentou as principais questões que o aluno deve resolver antes da viagem. “É preciso estar com o passaporte em dia, contratar um Seguro Saúde e saber onde encontrar o Consulado Brasileiro no país que irá recebê-lo”, explicou o assessor. Na Ufam, é preciso ajustar o período conforme o calendário acadêmico. Se for preciso cancelar disciplinas, o intercambista deve enviar e-mail para a ARII contendo a ‘carta de aceite’, por meio do qual solicita o formulário de mobilidade que será apresentado à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Então, as disciplinas serão canceladas e ele será matriculado em ‘mobilidade internacional’.

O professor Ingo ressaltou a responsabilidade que os intercambistas terão: representantes do Brasil, do Amazonas e da Ufam no exterior, cuja atuação faz parte de uma estratégia do governo federal no plano de internacionalização das universidades brasileiras. A respeito de conhecer outras culturas, o assessor alertou: “O aluno vai se deparar com questões práticas, com o cotidiano de uma cultura diferente. Ele deve estar informado sobre o País de destino, sobre os costumes e diversidades, como, por exemplo, a pontualidade”. O resultado será uma visão diferenciada sobre o diferente, a partir da conexão intercultural.

Ao retornar ao Brasil, o estudante poderá aproveitar disciplinas de acordo com as escolhas que realizou durante o intercâmbio. “Se ele cursou matérias correlatas com as da grade da Ufam, poderá solicitar aproveitamento mediante apresentação de histórico, ementa e carga horária”, explicou o professor Ingo, finalizando: “caso ele não tenha atentado para essa questão, ele pode incluir as disciplinas como optativas, mas tudo vai depender do diálogo que o aluno teve com a coordenação do curso, inclusive antes mesmo da viagem”, frisou.

Outras informações: email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (92) 3305-1753.

Matéria publicada no portal.ufam.edu.br

Editais ARII Abertos

Edital de Chamada Pública 001/2018 ARII

23 de Agosto de 2019 - 1ª Divulgação - Edital PROMISAES 2019_2

 

Resultados publicados:

 12 de abril de 2018 - 1ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 10 de maio de 2018 - 2ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 22 de junho de 2018 - 3ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 27 de julho de 2018 - 4ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 08 de agosto de 2018 - 5ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 21 de setembro de 2018 - 6ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 16 de outubro de 2018 - 7ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 22 de fevereiro de 2019 - 8ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

0
4 de abril de 2019 - 9ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

17 de setembro de 2019 - 10ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

01 de outubro de 2019 - 11ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

10 de outubro de 2019 - 12ª Divulgação - Resultado Chamamento Público 001-2018

 

 

 

 

 

 

 

Sub-categorias

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