Mestrado na Espanha em Diplomacia e Relações Internacionais

Foi convocado o “Máster Interuniversitário em Diplomacia e Relações Internacionais” da Escola Diplomática da Espanha (Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação), ano letivo 2016/2017, dirigido a funcionários diplomáticos de todos os países e estudantes de pós-graduação estrangeiros interessados em aprofundar seus conhecimentos no âmbito das relações internacionais.

O preço da matricula é de 1.250 Euros. É de se destacar que o Máster está 80% subvencionado pelo Governo da Espanha. Os alunos estrangeiros podem recorrer ao programa de bolsas que convoca anualmente a “Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo – AECID”. Mais informações em : www.aecid.es

A Escola Diplomática da Espanha, por meio do Ministério de Relações Exteriores de Cooperação da Espanha assinou Convênios de colaboração com 7 Universidades Espanholas para avaliar este projeto com o objetivo de maximizar a excelência do Máster. As universidades participantes no Máster são:

  • Universidad Complutense de Madrid
  • Universidad de Alcalá
  • Universidad Carlos III
  • Universidad Internacional Menéndez Pelayo
  • Universidad Nacional de Educación a Distancia
  • Universidad Nacional de Educación a Distancia
    Universidad Rey Juan Carlos
  • Universidad Autónoma de Madrid.

Inscrição

Como as classes, exames e memória de Investigação se realizam em língua espanhola, para o adequado aproveitamento do curso os candidatos estrangeiros deverão possuir um alto nível da língua espanhola, que poderá acreditar-se mediante o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) do Instituto Cervantes. 

Os candidatos devem preencher o formulário e toda a documentação requerida na convocatória e apresentar solicitação antes do dia 1 de março de 2016 no Registro da Escola Diplomática ou registros que se refere o artigo 38.4 da Lei 30/1992, de 26 de Novembro sobre o Regime Jurídico das Administrações Públicas e Procedimento Administrativo Comum, incluindo Embaixadas e Consulados Gerais da Espanha. 

Em Manaus, o consulado honorário da Espanha está situado na Av. Mário Ypiranga, 1540 - Adrianópolis - Cep: 69057-002; Tel (92) 3644-3800

Clique aqui para ver Plano de Estudos 

Inscrições Prorrogadas para cursos presenciais de inglês

O Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli) divulga o Edital nº 35/2015, referente à Oferta 01 de cursos presenciais de inglês para 2016 (calendário anexo). De acordo com a Gestora do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam, professora Marta de Faria e Cunha Monteiro, as inscrições (totalmente gratuitas) serão efetuadas exclusivamente no site -  isf.mec.gov.br/ingles - das até às 12h do dia 14/01, horário oficial de Brasília e que o Nucli da Ufam ofertará os seguintes cursos:

Compreensão oral e conversação em inglês;

Preparatório para o TOEFL;

Leitura em Língua Inglesa;

Tópicos gramaticais do inglês;

Inglês para o Mercado de Trabalho;

Inglês em Uso: situações Cotidianas.

As aulas terão início no dia 25 de janeiro para os cursos que são às segundas e quartas-feiras e dia 26 para os cursos que são às terças e quintas-feiras.

Conforme consta no Edital 35/2015, podem se inscrever:

 - Alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como NucLI, que atendam, cumulativamente, aos seguintes critérios:

Tenham realizado ao teste o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF-Inglês com resultado já publicado no isfaluno.mec.gov.br;

Tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso.

- Técnicos e docentes ativos das universidades federais credenciadas e que estejam participando da oferta de vagas dos cursos, que tenham realizado o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF-Inglês, com resultado já publicado no isfaluno.mec.gov.br

Informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,   pelos telefones 99152-6984/3305-1181 ramal 2124 ou na sala (27) do Nucli localizada no bloco da Administração da Faculdade de Tecnologia.

 

 

Projeto CEL abre inscrições para aulas de Libras

Por meio do Projeto Centro de Estudos de  Línguas (CEL), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) oferece aulas nos idiomas inglês, francês, japonês, espanhol e português para estrangeiros. Além desses cursos, a partir de 2016 o Projeto passa a ministrar aulas de Libras.

A matrícula para os novos alunos ocorre de 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016, na sala do Projeto CEL (27), localizada no Bloco Mário Ypiranga, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no horário das 8 às 16h.

Serão oferecidas matrículas para os cursos extensivo e intensivo. As aulas do curso extensivo (duração de quatro anos)  serão aos sábados, com turmas pela manhã e à tarde. O valor da matrícula do curso extensivo é R$ 119,50 e as mensalidades custam R$ 68,00 para o público em geral e R$ 54,40 para a comunidade acadêmica da Ufam.

A matrícula para o curso intensivo (segunda a quinta-feira) é R$ 148,00 e a mensalidade custa o mesmo valor (sem distinção de público). As aulas serão no setor sul da Ufam (antigo Minicampus), no horário das 18h30 às 20h30.

O curso de Libras será oferecido em nível básico (não haverá teste de nivelamento), o valor da matrícula é R$ 119,50 e as mensalidades para alunos da Ufam custará R$ 54,40 e para o público externo R$ 68.00.   Serão oferecidas duas turmas no turno matutino e duas turmas no turno vespertino, com aulas somente aos sábados. Podem se inscrever membros da comunidade Ufam e público em geral mediante a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

A rematrícula dos alunos do Projeto será de 5 a 19 de janeiro de 2016.

Informações por meio do celular 9 9142-8631 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Bolsas Mérito 2016-1

O Ministério das Relações Exteriores está com inscrições abertas para Bolsa Mérito, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro, no valor de R$ 622,00 menos, aos alunos participantes do Programa de Estudante Convênio de Graduação – PEC-G.

Para participar deve ser estudante-convênio do PEC-G, regularmente matriculado em IES participante do Programa; ter cursado ao menos o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual está matriculado; apresentar bom desempenho acadêmico, sem reprovações no último semestre letivo cursado; Não ser beneficiário de programa(s) de auxílio financeiro de outra(s) origem(ns).

As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário (on-line) disponível na página DCE. Após a inscrição o candidato deve imprimir e  assinar.

Documentos

  1. Formulário de inscrição (disponível na página eletrônica da DCE) completamente preenchido e assinado pelo estudante e pelo responsável pelo PEC-G na IES;  (Observação: Atenção especial à indicação correta do número do CPF, nome do banco, número da agência e da conta bancária. Os campos “Responsável Financeiro” e “Situação Acadêmica” também devem ser preenchidos integralmente.
  2. Termo de Compromisso (disponível na página eletrônica da DCE) assinado pelo estudante, declarando que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de outra(s) origem(ns);
  3. Comprovante de matrícula do estudante na IES, com indicação das disciplinas a serem cursadas no semestre letivo atual ou que se inicia;
  4. Histórico Escolar atualizado do estudante, com os resultados do último semestre letivo cursado;
  5. Cópia da página do passaporte do estudante com o visto (VITEM-IV) vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado;
  6. Declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (média das notas de todas as disciplinas já cursadas, incluindo aquelas em que o aluno obteve reprovação, se for o caso), graduado numericamente em uma escala de 0 a 10, e indicação do provável semestre de conclusão do curso;
  7. Em caso de participação em atividades extraclasse, de pesquisa ou extensão nos dois últimos semestres letivos cursados, comprovante(s) de participação do estudante, com indicação de data da realização e de duração e/ou carga horária da atividade.
  8. Carta de recomendação individual, redigida e assinada por professor de disciplina cursada no último semestre letivo.

Os documentos devem ser entregues à Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, no horário das 8 ás 12h e das 14 às 17h, até o dia 15 de janeiro.

Edital Bolsa Mérito

Bolsas de pós-graduação para China

A oportunidade de mestrado ou doutorado é para o Beijing Institute of Technology (BIT), em Pequim. As três bolsas são ofertadas pela China Scholarship Council e não vinculadas a programas do Ministério da Educação no Brasil, por conta disso, os candidatos devem estar cientes que a participação não gera expectativa de validação de títulos.

Duração

Programa de Mestrado (2 anos);

Programas de Doutorado (4 anos).

Processo Seletivo

Será realizado, primeiramente, pela embaixada do Brasil na China e então os candidatos selecionados serão recomendados a BIT. 

Acesse o processo de candidatura

Mais informações, podem ser encontradas neste link http://goo.gl/vpueVb

As inscrições são de 01 de janeiro a 15 de abril de 2016. 

 

ARII realiza visitas às Unidades Acadêmicas do Interior

Em parceria com o Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli), coordenado pela professora Marta Monteiro, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, realiza até o dia 17 de dezembro de 2015, viagens de visita às Unidades Acadêmicas instaladas nos municípios de Benjamin Constant, Parintins, Humaitá, Coari e Itacoatiara. O objetivo da visita é proferir palestras para a comunidade acadêmica das respectivas Unidades sobre as ações da ARII e Programas de Mobilidade, bem como divulgar o trabalho do Núcleo de Línguas, principalmente as inscrições para o exame Toefl ITP.

A comitiva é composta pelos professore Marta Monteiro e Naziano Filizola, e pelas Técnicas em Educação Márcia Remigio e Rita Costa.

Sobre a ARII

A área internacional na Ufam foi organizada como departamento de Cooperação Técnica no escopo das responsabilidades da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Em seguida, passou a ser Departamento de Relações Interinstitucionais (DRI), com duas divisões: uma para assuntos Internacionais e outra para Nacionais, porém ainda vinculada à Propesp.

Em 2009, a DRI foi vinculada diretamente à reitoria, passando a ser denominada Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).  Em outubro de 2014, o Conselho de Administração (Consad), por meio da Resolução 046/2014, reconheceu oficialmente o setor como Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, continuando diretamente vinculada à Reitoria.

Sobre o Nucli

Como parte das ações de internacionalização das Universidades brasileiras, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou  o Programa Idiomas sem Fronteiras (Portaria nº 973, de 14 de novembro de 2014), cujo objetivo é propiciar a formação e a capacitação de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas, de professores de idiomas da rede pública de educação básica em línguas estrangeiras, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa. Assim, todas as IES que já atuavam como Centro Aplicador do Exame TOEFL ITP do Programa Inglês sem Fronteiras foram convidadas a apresentar proposta de criação de Núcleo de Línguas voltado para o oferecimento de aulas presenciais de inglês.

Na Ufam, a professora Marta Monteiro é a gestora administrativa do Núcleo.

Abaixo cronograma de visitas. 

 

Attachments:
Download this file (CRONOGRAMA DE VISITAS.pdf)Cronograma de Visitas

Oportunidade de estudo na Turquia

A Universidade de Fatih,  localizada em Istambul - Turquia, está com inscrições abertas para realização de mobilidade no primeiro semestre de 2016, nos seguintes cursos:  Literatura e Cultural Americanas;  Biologia;  Química;  Língua e Literatura Inglesa;  Geografia;  História;  Matemática;  Filosofia;  Física;  Psicologia;  Sociologia;  Banco e Finanças;  Economia;  Relações Internacionais;  Comércio Internacional;  Administração;  Ciência Política;  Administração Pública;  Educação em Computação e  Tecnologia Instrucional;  Língua e Ensino do Inglês;  Orientação e aconselhamento psicológico; Engenharia da Computação;  Engenharia Elétrica e Eletrônica;  Engenharia do Meio Ambiente  Genética;  Bioengenharia e  Engenharia Industrial. Todos os cursos serão ministrados em inglês.

São 15 vagas para alunos matriculados a partir do 3º semestre de cursos de graduação nas universidades associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB.

As inscrições devem ser feitas no site do GCUB, até o dia 27 de novembro, às 23h53, e somente serão validadas com o envio dos seguintes documentos:

Plano de estudos assinado pelo estudante, o (a) coordenador (a) de curso e o (a) assessor (a) de relações internacionais (disponível em: http://www.grupocoimbra.org.br/ProgramasProjetosTemplate.aspx?nom

Histórico Escolar;

Curriculum Vitae;

Certificado de conhecimento da Língua Inglesa (mínimo intermediário).

Para ver as disciplinas ofertadas acesse http://erasmus.fatih.edu.tr/

Doutorado Sanduíche nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Letras.

A Comissão Fulbirght Brasil concede 25 bolsas para o programa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos. O programa tem nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio de 2016. Os benefícios da bolsa são: bolsa mensal de US$ 2.000; auxílio-instalação de US$ 1.300; auxílio para aquisição de livros e/ou computador de US$ 2.000; auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA de até US$ 1.200; auxílio deslocamento ou passagem aérea Brasil/EUA/Brasil e seguro-saúde

O candidato interessado deve apresentar suas propostas até 21 de dezembro de 2015.

Requisitos

  • Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Estar matriculado em curso de doutorado reconhecido pela Capes;
  • Não ter usufruído de bolsa de doutorado no exterior;
  • Ter proficiência em inglês comprovada com TOEFL IBT (mínimo 71) ou ITP (mínimo 527).
  • Ter cursado o mínimo de créditos exigidos pelo seu curso para realização do estágio no exterior, não ultrapassando 48 meses de curso;
  • Possuir carta convite, em inglês, do supervisor do estágio nos EUA;
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Em anexo, edital do Programa. 

Site: Comissão Fullbright Brasil 

 

Cultura espanhola e hispano-americana é tema de evento na Ufam

Tendo como objetivo disseminar a cultura e literatura espanhola e hispano-americana, a Ufam, por meio do departamento de Letras – Língua e Literatura Espanhola e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, o I Seminário de Cultura e Literatura Espanhola e Hispano-Americana. De acordo com a professora Rocio Del Carmen, coordenadora do evento, a ideia do seminário nasceu a partir das aulas ministradas na disciplina “Cultura Espanhola”. “Os alunos nos surpreenderam com belíssimos trabalhos sobre a cultura espanhola, então nos sentimos sensibilizados a realizar evento que apresentasse aos nossos alunos e professores toda essa rica produção acadêmica”, comenta.

Na programação (apresentação de banners, palestras, apresentação cultural),  a professora destaca que todos os  palestrantes são nativos e  pesquisadores sobre o tema, fato considerado como diferencial em termos de riqueza de conteúdo. Além disso, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa em cultural e literatura espanhola.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no dia do evento que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, das 8 às 13h, no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e Letras.

Informações pelo celular 92 9 9151-8961.

 

Evento comemora 50 anos do Hospital Universitário Getúlio Vargas

Em homenagem ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Ufam, que este ano completa 50 anos de serviços prestados à sociedade amazonense, a Câmara Municipal de Manaus realiza o evento "Tribuna Popular".

O evento ocorre no dia 16 de novembro, às 9h, na Câmara Municipal de Manaus.

Sobre HUGV

Em 1965, por iniciativa do Governo Estadual do Amazonas, foi inaugurado o Hospital Getúlio Vargas, como era conhecido. Hospital bem moderno, bem equipado para os padrões daquela época. Servia à clientela amazonense e territórios limítrofes. Suas atividades básicas eram fundamentais na assistência médica em clínica e cirurgia geral. Fazia parte de sua estrutura um pequeno Ambulatório e um Pronto Socorro, o maior e mais importante da cidade de Manaus, originário do SANDU.

A população de Manaus girava em torno de 300.000 habitantes. Os leitos dos hospitais filantrópicos somados aos do HGV eram suficientes para atender a demanda espontânea. Não havia crise de leitos hospitalares.

Atualmente

O novo HUGV terá 11 centros cirúrgicos, dentre eles um centro híbrido, possibilitando acompanhamento por imagem durante cirurgia, permitindo participação a distância de médicos e estudantes de medicina, 1 sala de esterilização; área de imagem com serviços de raio-x computadorizado, ressonância magnética e medicina nuclear; 7 confortos médicos com capacidade para 12 médicos cada; área de convivência dotada de capela, cantina e sala de estudo e um heliponto, para possibilitar a chegada mais rápida possível de pacientes que necessitem de atendimento de emergência.

As obras do novo hospital foram iniciadas em 17 de dezembro de 2012. Após a conclusão, a estrutura será 10 vezes maior que a atual com a ampliação das clínicas cirúrgica e médica, implantação das clínicas ginecológica, obstétrica e pediátrica. Também está em processo de credenciamento a clínica oncológica.

Sub-categorias

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