Escola de Verão em Israel oferece bolsas em Ciência e Pesquisa

           A Escola de Verão do Instituto de Ciência Weizmann em Rehovot, Israel, é um programa de bolsas cujo objetivo é oferecer aos participantes oportunidades de adquirir experiência direta em pesquisa de ponta trabalhando em laboratórios desenvolvendo projetos de investigação ao lado de profissionais.

          Os candidatos selecionados irão receber bolsa integral (viagem, estadia e taxas de atividades) financiada pelo Grupo dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil. A seleção será feita em duas fases. A primeira consiste na elaboração de redação em inglês que deve ser enviada até o dia 13 de março junto com a ficha de inscrição, caso seja pré-selecionado, o candidato será submetido à seleção por meio de entrevista em inglês (via Skype) . Para mais informações clique aqui.

Curso de Design realiza evento de defesas de TCCs

Coordenado pelo professor Fábio Máximo, o curso de Design da Ufam realiza evento com o objetivo de apresentar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A decisão de transformar este momento em um evento foi a forma encontrada para valorizar o esforço dos alunos em desenvolver trabalho de excelente qualidade, é que o explica o coordenador.

O evento ocorre no auditório Rio Jatapu, da Faculdade de Tecnologia, no período da manhã e tarde, até o dia 22 de fevereiro.

Acesse aqui para ver calendário de apresentações. 

ARII divulga resultado preliminar do Edital n° 008/2016

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga o resultado preliminar do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional  Andifes /Santander - Edital n° 008/2016, com a ressalva de que este resultado está sujeito à alterações.

Os prazos para interposição de recurso são nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2017, a ser enviado por escrito, por meio físico ou eletrônico, para avenida Rodrigo Otávio, n° 6.200, Centro Administrativo / Reitoria - 1° piso - Setor Norte - Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho ou E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Acesse o resultado anexo

 

ARII recepciona calouros PEC-G 2017

Eles chegaram à Ufam em 2016 para realizar curso de Português para  Estrangeiro, agora devidamente aprovados no exame de proficiência em Língua Portuguesa – Celpebras e matriculados, os alunos Gérald Dohéto Nassif Kouchade (Arquitetura e Urbanismo), Gbétoho Désiré Djossou (Medicina), Shaibu Alhassan (Ciência da Computação), Wilgens Exil (Ciências Econômicas) e Christian Kikeba Bande (Engenharia de Petróleo e Gás) esperam pelo início das aulas no dia 13 de março de 2017. O aluno Christian diz que a Ufam tem uma boa estrutura, principalmente para apoiar os alunos estrangeiros com bolsas auxílio. “Estou muito feliz de ser estudante da Ufam e poder contar com a ajuda da ARII, eu espero aproveitar ao máximo esta oportunidade. Outros alunos são mais entusiastas “logo aprendi a gostar da Ufam, é uma universidade super legal, um lugar bom para se fazer amigos”, declara Shaibu.

Os discentes ingressaram como estudantes regular da Ufam por meio do Programa de Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas (federais, estaduais e particulares) com a finalidade de oferecer graduação a alunos oriundos de países em desenvolvimento socioeconômico, como por exemplo, Gana, Benin, República Democrática do Congo, Haiti, Camarões, dentre outros.

O evento é realizado pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e ocorre no dia 22 de fevereiro, às 14h, no miniauditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, localizado na Reitoria.

Saiba mais sobre o Programa.   

 

 

 

Attachments:
Download this file (PROGRAMACAO FINAL.pdf)PROGRAMACAO FINAL.pdf

Ufam promove exposição “VIVENCIA”, em Coimbra

A Ufam, por meio do curso de Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável e Laboratório Dabukuri – Planejamento e Gestão do Território na Amazônia, promove a exposição “VIVENCIA”, organizada pela professora Ivani Ferreira e pelo fotógrafo André Zumak. Sobre o evento, a professora diz que esta é a primeira edição da exposição que  reúne fotografias com imagens das atividades e cotidiano dos povos e comunidades indígenas da região do Alto Rio Negro (Yanomami, Yepa Mahsa, Baniwa, Baré, Werekena, Kuripako, Utapinopona, Umukori Mahsa, Kotiria, Waikana, dentre outros). “Embora o curso de Licenciatura já tenha realizado amostra de pinturas e túnicas etnicas durante a realização do II Seminário de Avaliação do curso,  em maio de 2016, em São Gabriel da Cachoeira, organizada pelo professor Otoni Mesquita, esta exposição traz 24 fotografias dos trabalhos realizados no curso, convívio com as comunidades, oficinas do laboratorio Dabukuri e paisagens do Rio Negro",  com um olhar intercultural, para além do colonialismo e pensamento abissal”, comenta.

Ivani explica que as fotografia expostas pertencem ao acervo do curso de Licenciatura Indígena e Laboratório Dabukuri, feitas pelos professores e pesquisadores envolvidos (Diego Ken, Thuane Tomie, Andre Zumak, Liana Amim, Jonas Pires, Mariane Candido e Fabiano Barros), com excessão das fotografias de paisagens.   

O evento é parte das atividades propostas  pelo Termo de Cooperação  assinado entre o Centro de Estudos Sociais  (CES) de Coimbra e o curso de Licenciatura Indígena do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam, coordenado  pela professora Ivani Faria  que, atualmente realiza a Cátedra CES/CAPES de Ciências  Humanas e Sociais, antiga Cátedra  Milton Santos.

As peças fotográficas ficam expostas de 15 a 24 de fevereiro de 2017, no CES, na Universidade de Coimbra.

 

Sobre o curso de Licenciatura Indígena

Utiliza-se de metodologias que envolvem gestão do conhecimento, tecnologias sociais indígenas e não-indígenas, aprendizagem pela pesquisa, pesquisa participante em um contexto sociopolítico, plurinlíngue e intercultural que possam promover a autonomia e a descolonização do processo civilizador imposto. A licenciatura se propõe a ser muito mais do que um curso de “formação de professores”, associando a formação acadêmica à política e a valorização das culturas indígenas como uma iniciativa de uma educação superior indígena voltada para a formação-capacitação de cidadãos indígenas para atuarem nos seus contextos socioculturais. Saiba mais aqui

Sobre o Termo de Cooperação

O termo de Cooperação foi assinado em setembro de 2016. Surgiu a partir de uma visita de dois investigadores do CES, prof. João Paulo Dias, gerente executivo e Prof. Bruno Sena Martins a Licenciatura Indígena do ICHL em Manaus em novembro de 2015 quando fizeram uma mesa redonda aberta ao público em geral no auditório Rio Solimões, Ufam. O interesse em conhecer o curso vem da sua proposta política  pedagógica e metodológica que tem afinidade  com a política do CES que é a descolonização do conhecimento, ecologia dos saberes, na interculturalide e um pensamento pós abissal pautado na epistemologia do sul. Tem como objetivo Promover a participação e intercâmbio de experiências entre as instituições em assuntos técnicos, científicos e culturais entre professores e estudantes por meio de seminários, cursos temáticos e pesquisas, visitas  de interesse comum. Dentre as atividades propostas constam:

Visita da coordenação e professores do curso de Licenciatura ao CES, em Coimbra;

Visita dos pesquisadores do CES ao curso de Licenciatura, em São Gabriel da Cachoeira;

Exposição de projetos desenvolvidos e fotografias LICEN/CES em Coimbra e Manaus;

Cursos temáticos livres a serem definidos posteriormente a serem ofertados em Coimbra e Manaus;   

Seminários com discussão e apresentação dos projetos desenvolvidos pela LICEN e CES.

 

Espera-se com o TERMO qualificar o corpo docente e discente fortalecendo a princípios de descolonização do conhecimento; refletir e fortalecer a proposta político pedagógica do curso; conhecer projetos que discutam e promovam a justiça social e o respeito a diversidade cultural dos povos.

 

Conheça as Universidades internacioanais parceiras da Ufam

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais inicia série "Acordos de Cooperação", com o objetivo de divulgar as universidades nacionais e internacionais que tem Acordo de Cooperação vigente com a Ufam. Nesta primeira edição iniciamos com as universidades da Alemanha. Atualmente, todos os Acordos tem validade de cinco anos.

Universidade de Neubrandenburg

Em vigor desde o dia 30 de setembro de 2016. O objetivo da realização de acordos é estimular e realizar programa de cooperação técnico-científica e cultural.

Universidade de Braunschweig

Parceria firmada no dia 20 de maio de 2016, a universidade tem como objetivo o desenvolvimento de um programa de intercâmbio e cooperação no campo da arte e do design.

Universidade de Stuttgart

No dia 23 de dezembro de 2015 foi feito o acordo de cooperação entre a universidade de Stuttgat e a Ufam, a fim de estimular e realizar programa de cooperação técnico-científica e cultural.

Universidade de Hohenheim

Semelhante a duas universidades (Neubrandenburg e Stuttgart) no mesmo seguimento tecnológico e cultural, o acordo com a Universidade de Hohenheim foi firmado em 28 de agosto de 2015, com validade de cinco anos.

ICET recebe evento Ciclo de Palestras sobre Sistema Educacional Francês

O curso de Língua e Literatura Francesa promove, com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais e interinstitucionais – ARII, a segunda edição do evento “Ciclo de Palestras sobre o Sistema Educacional Francês” cujo objetivo é divulgar oportunidades de estudo na França, bem como dicas de bolsas, custo de vida, ajudas do governo francês, moradia, chances de trabalho, dentre outros assuntos. A atividade, coordenada pela professora Stephanie Girão, faz parte das ações a serem desenvolvidas no âmbito do Acordo de Cooperação com a Embaixada da França pela professora Leitora Aurélie Puig, da Universidade de Montpellier, pesquisadora na área de linguagem.

O evento ocorre no dia 16 de fevereiro, das 14 às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara.

Informações com a professora Aurélie Puig por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

ARII entrevista professora Kleomara Cerquinho após mobilidade em Portugal

Após três meses em Portugal (outubro a dezembro de 2016) por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades (Edição 2015), a professora Kleomara Cerquinho (departamento de Administração) retorna à  Ufam com algumas histórias, fortalecimento da sua carreira acadêmica e conclusão do Projeto de Pesquisa intitulado “Estudos avançados em governo digital: uma análise do Portal do cidadão de Portugal”, cujo objetivo foi diagnosticar em que estágio – e-government ou e-participation – se encontra o uso da Internet na relação Estado-sociedade no Portal do cidadão de Portugal. Acompanhe entrevista.

 

Primeiros momentos em Portugal

"Ao chegar em Portugal meus primeiros contatos foram no sentido de absorver um pouco da cultura local; conhecer os lugares onde trabalharia; as pessoas e a cultura de modo geral. No Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeidED), unidade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em  Lisboa, fui recepcionada pelo professor doutor António Teodoro que me orientou na realização da pesquisa sobre o governo eletrônico em Portugal. Além disso, ele me convidou a participar do grupo de pesquisadores e de atividades desenvolvidas pelo Centro, assim durante todo o tempo em que permaneci em Portugal pude estar envolvida com o trabalho de outros pesquisadores".

 

Alguma dificuldade, adaptação

"Como toda fase de adaptação, principalmente em novo lugar, sem dúvida é previsível que todos nós enfrentemos algum momento difícil, no meu caso, como já tenho parentes em Portugal isso tornou minha instalação bem mais fácil, porém tive que aprender a ouvir, pois os portugueses suprimem as vogais, ou seja, enquanto nós falamos "pessoas", eles falam "pssoas" (ausência da vogal e). Dessa forma, as duas  primeiras semanas serviram para eu me acostumar coma  língua e aprender nomes que fariam parte do meu dia a dia, como por exemplo: casa de banho - banheiro; auto carro - ônibus; restauração - restaurante; ficha - tomada; investigação - pesquisa, dentre outras".

 

Pesquisa e estudos

"Sendo meu objetivo investigar em que estágio está o governo quanto à  participação do cidadão investiguei o governo português, sua história e atualidades por meio de documentação fornecida pelo CeiED, realizei pesquisas na biblioteca da Universidade Lusófona e nos noticiários locais. Além disso, no momento em que cheguei em Portugal o parlamento discutia sobre mostrar ou não as declarações de rendimentos dos gestores da Caixa Geral de Depósitos, bem como se daria o Orçamento Participativo, o que me fez entender como é feita a participação popular no atual Governo de Portugal. A partir dessa compreensão, passei a realizar investigações no Portal da República Portuguesa sob a orientação do professor António Teodoro (Universidade Lusófona) que apontou materiais bibliográficos e características do Estado/Governo português. Após esses estudos e mapeamento  o trabalho foi intitulado: “Governo digital: uma análise do portal do cidadão português”. Então, por meio da observação direta, com visitas em Loja do Cidadão (semelhante ao PAC Amazonas) e na análise dos portais e site indicados podemos concluir que o oferecimento dos serviços digitais por parte do governo português ainda está no estágio de informação e consulta, ou seja, ainda não há uma participação efetiva do cidadão”.

 

Vivenciar outra cultura, quais percepções

"Em termos pessoais eu diria que a principal percepção é a de que a fantasia da Europa acabou, pois diferente de um turista eu passei três meses vivendo em Portugal o que me proporcionou vivenciar o cotidiano e ver que eles enfrentam quase que os mesmos problemas que nós, com alguma ou outra particularidade. Em  alguns lugares, como em Paris, por exemplo, eles precisam lidar de forma muito tensa com a situação do terrorismo, ou seja, depois de alguns dias eu me sentia normal, pois as pessoas vivem, trabalham, pagam contas, precisam providenciar tarefas domésticas, iguais a nós aqui no Brasil. Sobretudo, eu acho que a experiência do intercâmbio nos ensina a valorizar nosso País e é sim uma rica oportunidade de aprendizado, troca de informações e expansão do conhecimento uma vez que você dialoga com profissionais das mais diversas áreas, além de abrir portas para a Universidade, enfim eu terminaria reproduzindo Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

 

Saiba sobre a pesquisadora

Professora do departamento de Administração da Ufam desde 1997, doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Kleomara Cerquinho tem presença atuante no curso, tendo participado da elaboração dos dois último projetos pedagógicos, adaptado todos os  projetos pedagógicos dos cursos do interior. Este na criação dos de EAD em Administração e na criação do cursos sequenciais oferecidos aos servidores da Ufam e de outros órgãos públicos. Mas, sua paixão é ver o desenvolvimento dos alunos de Adm, principalmente no último período do curso quando realiza projeto de extensão que proporciona a prática de muitas etapas do trabalho de um administrador. Atualmente a docente, dentre as várias atividades, trabalha na elaboração do projeto de mestrado em Administração; na atualização do site da Faculdade de Estudos Sociais (Fes) e na concretização da Revista Científica da Fes (organizadora) e lidera o departamento de administração até novembro de 2017.

 

Sobre o CeiED

O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) é uma unidade de I&D constituída na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) para as áreas da Educação, Património, Desenvolvimento Humano e Museologia. Sua história tem início com a criação do Centro de Estudos e Intervençao em Educação e Formação (CeiEF), em 2013. O CeiED agregar pesquisadores de outras IES do Grupo Lusófona (ULP e ESEAG), do ensio superior politécnico público e privado.

 

Stipendium Hungaricum abre inscrições para Programa de Bolsas

A Hungria oferece uma educação de alta qualidade no coração da Europa. Hoje, há uma demanda crescente de estudantes internacionais para estudar na mesma. O Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum está com inscrições de candidaturas abertas até o dia 5 de março de 2017.

 Disposições abrangidas pelas bolsas

  • Isenção do pagamento de propinas;
  • Bacharelado e mestre: montante mensal de 40 460 HUF (cca EUR 130) contribuição para as despesas de subsistência na Hungria, durante 12 meses por ano, até a conclusão dos estudos;
  • Doutorado: de acordo com a legislação húngara atual, o montante mensal da bolsa é de 140 000 HUF (cca 450 euros) para a primeira fase de ensino (4 semestres) e de 180 000 HUF (580 euros) para a segunda fase (4 semestres ) - durante 12 meses por ano, até a conclusão dos estudos. Ver pormenores na secção 1.2.1.
  • Dormitório ou uma contribuição de 40 000 HUF para os custos de alojamento durante todo o período da bolsa;
  • Serviços de saúde de acordo com a legislação húngara relevante (Lei n.º 80 de 1997, cartão nacional de seguro de saúde) e seguro médico suplementar até 65 000 HUF (cca 205 euros) por ano / pessoa.

O Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum foi lançado em 2013 pelo Governo húngaro. A principal missão do programa é aumentar o número de estudantes estrangeiros na Hungria e incentivar as instituições de ensino superior húngaras a atrair os melhores estudantes estrangeiros.

Para mais informações, clique aqui.

Conheça Suas Oportunidades: Bolsa Ibero - Americanas

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.​​

  • 850 bolsas de estudo em 2016​;
  • 131 universidades brasileiras participantes em 2016​​;
  • Bolsa de Estudo equivalente a 3.000 euros.

A bolsa do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2016 tem valor equivalente a 3.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduaçã​​​o selecionados.​​​​​

O candidato deve ser aluno matriculado em uma das 131 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero- Americanas, preencher o formulário de inscrição, imprimi-lo e entregar à área de Relações Internacionais da sua universidade, junto aos documentos necessários para formalizar seu interesse em participar.

Os critérios de participação dos candidatos e processo de formalização são definidos pelas universidades participantes, que devem publicar um EDITAL interno para estabelecer os requisitos necessários para candidatura. ​​

 

Sub-categorias

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable