ARII entrevista professora Kleomara Cerquinho após mobilidade em Portugal
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Publicado: Quarta, 08 Fevereiro 2017 11:27
Após três meses em Portugal (outubro a dezembro de 2016) por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades (Edição 2015), a professora Kleomara Cerquinho (departamento de Administração) retorna à Ufam com algumas histórias, fortalecimento da sua carreira acadêmica e conclusão do Projeto de Pesquisa intitulado “Estudos avançados em governo digital: uma análise do Portal do cidadão de Portugal”, cujo objetivo foi diagnosticar em que estágio – e-government ou e-participation – se encontra o uso da Internet na relação Estado-sociedade no Portal do cidadão de Portugal. Acompanhe entrevista.
Primeiros momentos em Portugal
"Ao chegar em Portugal meus primeiros contatos foram no sentido de absorver um pouco da cultura local; conhecer os lugares onde trabalharia; as pessoas e a cultura de modo geral. No Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeidED), unidade da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa, fui recepcionada pelo professor doutor António Teodoro que me orientou na realização da pesquisa sobre o governo eletrônico em Portugal. Além disso, ele me convidou a participar do grupo de pesquisadores e de atividades desenvolvidas pelo Centro, assim durante todo o tempo em que permaneci em Portugal pude estar envolvida com o trabalho de outros pesquisadores".
Alguma dificuldade, adaptação
"Como toda fase de adaptação, principalmente em novo lugar, sem dúvida é previsível que todos nós enfrentemos algum momento difícil, no meu caso, como já tenho parentes em Portugal isso tornou minha instalação bem mais fácil, porém tive que aprender a ouvir, pois os portugueses suprimem as vogais, ou seja, enquanto nós falamos "pessoas", eles falam "pssoas" (ausência da vogal e). Dessa forma, as duas primeiras semanas serviram para eu me acostumar coma língua e aprender nomes que fariam parte do meu dia a dia, como por exemplo: casa de banho - banheiro; auto carro - ônibus; restauração - restaurante; ficha - tomada; investigação - pesquisa, dentre outras".
Pesquisa e estudos
"Sendo meu objetivo investigar em que estágio está o governo quanto à participação do cidadão investiguei o governo português, sua história e atualidades por meio de documentação fornecida pelo CeiED, realizei pesquisas na biblioteca da Universidade Lusófona e nos noticiários locais. Além disso, no momento em que cheguei em Portugal o parlamento discutia sobre mostrar ou não as declarações de rendimentos dos gestores da Caixa Geral de Depósitos, bem como se daria o Orçamento Participativo, o que me fez entender como é feita a participação popular no atual Governo de Portugal. A partir dessa compreensão, passei a realizar investigações no Portal da República Portuguesa sob a orientação do professor António Teodoro (Universidade Lusófona) que apontou materiais bibliográficos e características do Estado/Governo português. Após esses estudos e mapeamento o trabalho foi intitulado: “Governo digital: uma análise do portal do cidadão português”. Então, por meio da observação direta, com visitas em Loja do Cidadão (semelhante ao PAC Amazonas) e na análise dos portais e site indicados podemos concluir que o oferecimento dos serviços digitais por parte do governo português ainda está no estágio de informação e consulta, ou seja, ainda não há uma participação efetiva do cidadão”.
Vivenciar outra cultura, quais percepções
"Em termos pessoais eu diria que a principal percepção é a de que a fantasia da Europa acabou, pois diferente de um turista eu passei três meses vivendo em Portugal o que me proporcionou vivenciar o cotidiano e ver que eles enfrentam quase que os mesmos problemas que nós, com alguma ou outra particularidade. Em alguns lugares, como em Paris, por exemplo, eles precisam lidar de forma muito tensa com a situação do terrorismo, ou seja, depois de alguns dias eu me sentia normal, pois as pessoas vivem, trabalham, pagam contas, precisam providenciar tarefas domésticas, iguais a nós aqui no Brasil. Sobretudo, eu acho que a experiência do intercâmbio nos ensina a valorizar nosso País e é sim uma rica oportunidade de aprendizado, troca de informações e expansão do conhecimento uma vez que você dialoga com profissionais das mais diversas áreas, além de abrir portas para a Universidade, enfim eu terminaria reproduzindo Einstein “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.
Saiba sobre a pesquisadora
Professora do departamento de Administração da Ufam desde 1997, doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Kleomara Cerquinho tem presença atuante no curso, tendo participado da elaboração dos dois último projetos pedagógicos, adaptado todos os projetos pedagógicos dos cursos do interior. Este na criação dos de EAD em Administração e na criação do cursos sequenciais oferecidos aos servidores da Ufam e de outros órgãos públicos. Mas, sua paixão é ver o desenvolvimento dos alunos de Adm, principalmente no último período do curso quando realiza projeto de extensão que proporciona a prática de muitas etapas do trabalho de um administrador. Atualmente a docente, dentre as várias atividades, trabalha na elaboração do projeto de mestrado em Administração; na atualização do site da Faculdade de Estudos Sociais (Fes) e na concretização da Revista Científica da Fes (organizadora) e lidera o departamento de administração até novembro de 2017.
Sobre o CeiED
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) é uma unidade de I&D constituída na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) para as áreas da Educação, Património, Desenvolvimento Humano e Museologia. Sua história tem início com a criação do Centro de Estudos e Intervençao em Educação e Formação (CeiEF), em 2013. O CeiED agregar pesquisadores de outras IES do Grupo Lusófona (ULP e ESEAG), do ensio superior politécnico público e privado.