Conheça Suas Oportunidades: Bramex

O Programa Bramex é oriundo da Rede Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e consiste no intercâmbio entre acadêmicos do Brasil e do México. Os intercambistas brasileiros possuem a oportunidade de estudar um semestre nas universidades mexicanas, mas não há bolsa.

Os benefícios oferecidos são ajuda de custo, pela universidade de origem, para a viagem, hospedagem, alojamento e alimentação, e isenção do pagamento de taxas acadêmicas.

OBS: Atualmente, devido a dificuldades financeiras, o Programa está suspenso temporariamente.

 

Universidades Mexicanas

  1. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
  2. Centro de Investigación y Docencia Económicas
  3. Instituto Politécnico Nacional
  4. Universidad Autónoma de Aguascalientes
  5. Universidad Autónoma de Baja California
  6. Universidad Autónoma de Ciudad Juárez
  7. Universidad Autónoma de Querétaro
  8. Universidad Autónoma de San Luis Potosí
  9. Universidad Autónoma de Yucatán
  10. Universidad Autónoma de Zacatecas
  11. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo
  12. Universidad Autónoma del Estado de México
  13. Universidad Autónoma del Estado de Morelos
  14. Universidad Autónoma Metropolitana
  15. Universidad Cristóbal Colón
  16. Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas
  17. Universidad de Colima
  18. Universidad de Guadalajara
  19. Universidad de Guanajuato
  20. Universidad de Monterrey
  21. Universidad de Quintana Roo
  22. Universidad del Caribe
  23. Universidad Juárez Autónoma de Tabasco
  24. Universidad Nacional Autónoma de México
  25. Universidad Pedagógica Nacional
  26. Universidad Veracruzana

 

 

Candidaturas Mobilidade "in"

A Universidade Federal do Amazonas recebe, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais alunos (nacionais ou estrangeiros), discentes vinculados a Programas de Mobilidade ou sobre o abrigo de Acordos de Cooperação interessados em estudar na Ufam (acesse link abaixo para ver relação de Acordos vigentes), pelo período de até um ano, respeitadas as devidas autorizações.  

Caso a sua universidade não possua Acordo de Cooperação com a Ufam procure as Relações Internacionais de sua Universidade para saber do interesse em firmar Acordo. Dessa forma, com a finalidade de melhor organizar a recepção, trâmite e conclusão dos processos de intercâmbio ou mobilidade em nível de graduação a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) divulga as regras básicas para período de candidaturas.

Os períodos de inscrições de candidaturas ocorrerão sempre:

- Meses de janeiro e fevereiro, para ingresso no segundo semestre do ano corrente;

- Meses de julho e agosto, para ingresso no primeiro semestre do ano posterior.

A ARII não aceitará inscrições fora destes prazos.

Como candidatar-se?

Podem candidatar-se  estudantes regularmente matriculados em universidades brasileiras ou estrangeiras, para isso devem baixar o formulário, preencher, digitalizar e encaminhar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e anexar os seguintes documentos:

- Histórico Escolar;

- Cópia do passaporte

- Foto 3x4;

- Carta de Recomendação assinada por professor da universidade de origem;

 

A candidatura é suficiente para ser aceito na Universidade?

O preenchimento e envio do formulário de candidatura não é garantia de que o aluno foi ou será aceito. A candidatura é o início do processo que poderá culminar com aceitação ou não do aluno. Com base nas informações prestadas no formulário, a ARII fará contato com a coordenação do curso pretendido para consulta quanto à possibilidade de receber o discente.

 

Qual o prazo para conclusão da candidatura?

Para trâmite completo e emissão da carta de aceite, o candidato tem um prazo de cinco meses. Se a coordenação do curso acenar negativamente quanto ao ingresso do aluno, no máximo em um mês todo o processo terá sido concluído.

 

Cursos oferecidos pela Ufam?

Todos os cursos possuem disciplinas com determinadas especificidades, o que significa que algumas exigem pré-requisito. Assim, dependendo da situação o coordenador poderá propor que o aluno refaça seu plano de estudo. Clique aqui para conhecer os cursos e suas respectivas grades curriculares.

 

Curso de Português para estrangeiros?

As aulas na Ufam são ministradas em Língua Portuguesa. Os candidatos estrangeiros devem possuir, portanto, nível intermediário de Português, não precisando apresentar proficiência. O Núcleo de Línguas (Nucli), vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, oferece aulas de Português gratuitas. Os alunos que necessitarem desse apoio devem manifestar no momento do preenchimento do formulário.

Como obter o visto de estudante?

O Visto de Estudante somente poderá ser obtido junto à Embaixada Brasileira instalada no país de origem após a liberação da Carta de Aceite. Em hipótese alguma a ARII procederá solicitação de matrícula de alunos com Visto de Turista.

 

Quais benefícios a Universidade oferece aos candidatos com ou sem bolsa?

Os candidatos nacionais ou estrangeiros que recebem matrícula de aluno da Ufam (com ou sem bolsa) têm direito aos mesmos benefícios, conforme elencados abaixo:

- Restaurante Universitário (café, almoço e jantar) a preço subsidiado, ou seja, valor bem abaixo do praticado pelo mercado.

- Carteira de Estudante que permite pagamento de meia passagem nos transportes coletivos e em shows culturais.

A Universidade não disponibiliza alojamento para estudantes em Intercâmbio e nem Auxílio-Bolsa, exceto para os alunos estrangeiros vinculados ao  Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

 

Pagamentos de Taxas?

A Universidade Federal do Amazonas é uma universidade pública, de caráter gratuito, portanto, não são cobrados nenhum tipo de taxa de ingresso.

 

Mais informações acesse os links abaixo

Programas de Mobilidade administrados pela ARII (menu "programas").

Sobre a cidade de Manaus;

Sobre a Ufam;

Guia do Aluno em Intercâmbio na Ufam

Instituições brasileiras que mantém Acordo de Cooperação com a Ufam

Universidades que mantém Acordo de Cooperação (internacional) com a Ufam (menu "cooperação")

Aluguéis próximos ao Campus Universitário. (menu "serviços)

 

Atenção

Para ingresso nos cursos de pós-graduação da Ufam, os candidatos devem enviar e-mail diretamente para os Programas.

Acesse contatos e-mail dos programas aqui

 

Programa Andifes Santander tem inscrições prorrogadas

Tendo como objetivo oferecer bolsas de graduação para realização de estudos de mobilidade em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) parceiras do Programa Andifes Santander, a  Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga que estão abertas as inscrições com vistas à seleção de alunos para o referido Programa, com ingresso no primeiro semestre de 2017. As bolsas oferecidas são no valor total de R$ 3.000,00 a serem pagas diretamente ao aluno em cinco parcelas de R$ 600,00.

Podem participar os alunos regularmente matriculados na Ufam com no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária do curso; que apresentem no máximo duas reprovações e que não tenha participado de outra mobilidade com bolsa na Ufam.  

As inscrições são feita somente online por meio do link constante no Edital abaixo até o dia 28 de janeiro de 2017.

Acesse todas as informações, critérios de classificação e universidades participantes do convênio no edital anexo.

Informações pelo telefone 3305-1753.

 

 

 

Attachments:
Download this file (EDITAL008_SANTADER_ANDICORRETO.pdf)Edital 008/2016

Concurso premia artigos em alimentação e nutrição sustentáveis do Brasil

Promovido pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o Concurso de Pesquisas Científicas e   Projetos de inovação – Multiplicando experiências e estratégias em Alimentação e Nutrição sustentáveis do Brasil tem por objetivo geral premiar artigos de pesquisa científica e de projetos de implementação de ações sustentáveis de alimentação e nutrição no Brasil que possam ter sua experiência compartilhada e multiplicada por intermédio do Centro na África. A seleção será feita em dois momentos distintos: primeiramente serão classificados os cinco melhores artigos e os cinco melhores projetos para os prêmios secundários; na segunda fase, para os prêmios principais, o programa selecionará o melhor artigo e o melhor projeto. O prazo para a submissão de trabalhos vai até o dia 20 de janeiro de 2017.

Para inscrição, os participantes deverão, no período definido abaixo, inscreverem-se e mandarem seus artigos ou projetos pelo e-mail, observando as seguintes informações:

  • Preencher os dados iniciais de acesso: RG e CPF. Estrangeiros residentes no Brasil devem usar seu RNE e CPF; caso não os possuam, enviar número de passaporte válido.
  • Cópia do visto de residência no Brasil e/ou RNE e CPF poderá ser pedida aos candidatos estrangeiros residentes no Brasil selecionados para a fase de classificação. Sua não apresentação resultará em desqualificação.
  • Cópia do atestado de matrícula poderá ser pedida aos candidatos que se declarem como estudantes selecionados para a fase de apuração. Sua não apresentação resultará em eliminação.
  • Informar dados adicionais e os dados da instituição de ensino superior, do instituto de pesquisa ou do local de trabalho, conforme caso aplicável.
  • Submeter em formato PDF o artigo ou projeto juntamente com o formulário preenchido e assinado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

São aceitos artigos:

  • Artigos devem submetidos em PDF no site de inscrição.
  • O texto submetido deve ter páginas numeradas para fins de revisão e deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, incluindo resumo, abstract e bibliografia.
  • Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com margens padrão da ABNT NBR/6023/2002.  O artigo deve ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas.
  • Não serão aceitos artigos de revisão bibliográfica, de posicionamento ou de comunicação breve.
  • O texto de manuscritos de pesquisa original deve seguir a estrutura conhecida como IMRD: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.
  • Em cada uma das partes não se deve dividir o texto em mais subtítulos, exceto nos casos que requerem maior detalhe, sobretudo em Resultados e Discussão.
  • Manuscritos baseados em pesquisa qualitativa podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais/Conclusões.
  • O uso de siglas e jargões deve ser evitado.

 

Sobre o programa

 O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas atua como um catalisador sustentável de desenvolvimento social e de luta contra a fome no mundo. Pautado nesse objetivo de desenvolvimento, o trabalho de cooperação Sul- Sul realizado pelo Centro contribui para acelerar processos de transformação social em diversos países ao apoiar a criação de políticas nacionais sustentáveis de proteção social, como políticas de alimentação escolar e de fomento à agricultura familiar.

 

Em entrevista à ARII, aluna conta que intercâmbio é a melhor forma de expansão do conhecimento

Em entrevista à ARII, a discente Tiemy Teles conta um pouco sobre seus estudos realizado na Itália pelo CsF (agosto de 2015 a julho de 2016) e afirma que  é preciso conceber o intercâmbio como uma oportunidade que te dará a chance de viver um dos melhores ano da sua vida, com experiências inimagináveis e inesquecíveis.

ARII – Por que fazer intercâmbio?

Tiemy Teles - O intercâmbio é a melhor forma para você se conhecer melhor. Também é uma grande oportunidade para adquirir novas experiências e amadurecimento pessoal. Decidir fazer intercâmbio é sair da zona de conforto, é conhecer o mundo,  aprender a enfrentar as dificuldades sem depender de ninguém. Além de tudo isso, esta é a melhor experiência para conhecer novas culturas, novas pessoas, e uma nova língua.

 

ARII – Como foi escolher ir pra Itália? Conveniência? Atendia melhor suas expectativas?

Tiemy Teles - Na verdade o inglês era única língua na qual possuo fluência o que me facilitava ingressar em universidade americana, porém as instituições de ensino dos EUA só aceitavam que cursássemos o ciclo básico, o que significava ter que repetir matérias e isso era algo totalmente desnecessário. Então, passei a analisar a possibilidade de ir para os países que ofereciam uma grade flexível como a Espanha, Itália e Polônia. Como eu tinha dois amigos que haviam participado do CSF no edital passado para a Itália (Camilla Nobre e João Pedro) busquei junto a eles informações sobre as universidades italianas. Fiquei fascinada ao ouvir o relato dos dois sobre o País, as maravilhosas experiências que tiveram e sobre a facilidade com que aprenderam a língua. Então, não tive dúvidas em escolher a encantadora Itália e aceitei o desafio de aprender italiano em 3 meses.

 

ARII – Alguma dificuldade ao chegar na Itália, choque cultural ou algo que você estranhou bastante?

Tiemy Teles – Cheguei na Itália em agosto de 2015, mês em que a maioria dos italianos viajam por estarem de férias, a cidade fica realmente vazia, tanto que muitos restaurantes, lojas, supermercados ficam fechados, até o transporte público é reduzido nessa época. Este período de baixa movimentação na cidade é conhecido como “Ferragosto”, assim admito que o primeiro mês foi simplesmente horrível, pois por conta de tudo isso a cidade não foi muito receptiva. Mas, em geral, independente da época do ano, as As pessoas em geral foram sempre muito gentis e educadas, um senhor até me ofereceu carona quando eu estava perdida procurando um supermercado.

 

ARII – Fale sobre seu aproveitamento acadêmico? Você se envolveu com grupo de pesquisa ou fez estágio?

Tiemy Teles - Eu fiz estágio em hemato-oncologia pediátrica, gastroenterologia, dermatologia, cardiocirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Além dos cursos de italiano durante o 1º e 2º semestre na própria Università degli studi di Padova.

 

ARII - Sobre seu desenvolvimento pessoal, como você avalia a Tiemy antes e depois do intercâmbio?

Tiemy Teles - O intercâmbio valeu muito a pena, eu amadureci muito, me tornei uma pessoa independente; quando estamos longe aprendemos a dar valor às pessoas que realmente se importam com a gente, valorizamos mais a família, os amigos, o presente, as oportunidades, percebemos que a nossa cultura é conhecida mundialmente, que conhecer a nossa floresta amazônica é o sonho de vários estrangeiros e que a maioria dos manauaras não a valorizam; que o mundo lá fora é lindo e merece ser desbravado. Antes dessa experiência eu tinha uma mente fechada, tinha receio de sair da minha própria casa, que dirá de mudar de cidade. Porém, após essa experiência eu aprendi a estar com minha mente aberta a todas as oportunidades, como por exemplo fazer estágios  ou residência fora do Brasil. O mundo é enorme e a vida é curta demais pra termos medo de viver.

 

ARII - Qual seu incentivo para quem está pensando em viver esta experiência?

Tiemy Teles - Não tenha medo do que os outros vão pensar sobre você ou se as pessoas vão te criticar por atrasar um semestre na faculdade; é preciso pensar que esta oportunidade poderá dar a chance de você viver o melhor ano da sua vida, com experiências inimagináveis e inesquecíveis.

 

ARII atende em horário parcial

Como parte das atividades de gestão administrativa, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII informa que estará realizando, no horário das 14 às 18h, trabalho interno de revisão dos fluxos administrativos, de liberação do arquivo para 2017; de atualização de dados para o site da ARII, dentre outros procedimentos relacionados ao trabalho de organização, catalogação, planejamento e arquivamento permanente de todo o material produzido em 2016 (físico e digital), de forma que os serviços prestados pela ARII continue eficiente e ágil.

Dessa forma, no período de 19 a 30 de dezembro, o atendimento ao público será feito somente no horário das 8 às 12h.

Informações por meio do telefone 3305-1753.

Primeiro brasileiro premiado na Student Research Competition é aluno da Ufam

Primeiro brasileiro premiado na ACM Student Research Competition (SRC), competição promovida pela Association for Computing Machinery (ACM), no escopo do evento International Symposium on Foundations of Software Engineering (FSE), o aluno Felipe Monteiro,  do curso de Engenharia de Computação da Ufam, sob a orientação do professor Lucas Cordeiro, apresentou o trabalho  “Verificação de modelos limitados de sistemas digitais Estado-Espaço” que defende a aplicação de técnica conhecida como Bounded Model Checking na verificação de propriedades de controladores digitais de ponto fixo, componentes utilizados em vários tipos de sistemas, desde roteadores de internet até aviões e foguetes. A FSE é uma das conferências mais influentes do mundo na área de Engenharia de Software.

Chegaram ao final da competição dois alunos da Universidade de Washington (Seattle/EUA) orientados pelo renomado professor Michael Ernst e o brasileiro que após várias etapas de seleção ficou em segundo lugar na ACM Student Research Competition da conferência ACM SIGSOFT no FSE 2016.  De acordo com o professor Lucas Cordeiro esta é uma conquista notável e que deve ser comemorada com muito orgulho. “O FSE é um grande evento internacional que reúne os melhores nomes na área de engenharia de software e ficamos muito felizes de que nesta edição a Ufam tenha obtido inédita premiação”, comenta.

O aluno também explica que a ACM seleciona os trabalhos mais influentes em diferentes ramos da Computação para aplicar a competição e que a seleção se dá em várias fases, sendo que na última etapa, os alunos fazem apresentação de 10 minutos sobre a pesquisa e o comitê seleciona os vencedores. 

O evento ocorreu de 13 e 18 de novembro de 2016, na cidade de Seatle, EUA.

 

Sobre o evento

Association for Computing Machinery é uma das organizações mais importantes para pesquisa na área.  Ela promove anualmente a ACM Student Research Competition, que é sediada, após uma seleção criteriosa, nas conferências mais influentes sobre Computação.

Os alunos interessados devem submeter artigo científico, que será revisado pelos organizadores da conferência. Após aprovação, os representantes dos artigos recebem US$ 500,00 para viajarem até o local de apresentação. Onde levam postêrs com o resumo do trabalho e são avaliados por um comitê especializado.

 

Sobre o Michael Ernst

Professor de Ciência da Computação e Engenharia na Universidade de Washington. Seu principal interesse em pesquisa é a produtividade do programador, incluindo engenharia de software, linguagens de programação, segurança, testes e questões relacionadas. Muitas publicações e programas estão disponíveis on-line. Saiba mais.

 

 

MRE divulga edital para Bolsa Mérito 2017/1

O Ministério das Relações Exteriores está com inscrições abertas para Bolsa Mérito, cujo objetivo é conceder auxílio financeiro, no valor de R$ 622,00 aos alunos participantes do Programa de Estudante Convênio de Graduação – PEC-G.

Para participar deve ser estudante-convênio do PEC-G, regularmente matriculado em IES participante do Programa; ter cursado ao menos o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual está matriculado; apresentar bom desempenho acadêmico, sem reprovações no último semestre letivo cursado; não ser beneficiário de programa(s) de auxílio financeiro de outra(s) origem(ns).

 

Documentos

  1. Formulário de inscrição (disponível na página eletrônica da DCE) completamente preenchido e assinado pelo estudante e pelo responsável pelo PEC-G na IES;  (Observação: Atenção especial à indicação correta do número do CPF, nome do banco, número da agência e da conta bancária. Os campos “Responsável Financeiro” e “Situação Acadêmica” também devem ser preenchidos integralmente.
  2. Termo de Compromisso (disponível na página eletrônica da DCE) assinado pelo estudante, declarando que não exerce atividade remunerada nem recebe auxílio financeiro de outra(s) origem(ns);
  3. Comprovante de matrícula do estudante na IES, com indicação das disciplinas a serem cursadas no semestre letivo atual ou que se inicia;
  4. Histórico Escolar atualizado do estudante, com os resultados do último semestre letivo cursado;
  5. Cópia da página do passaporte do estudante com o visto (VITEM-IV) vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado;
  6. Declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (média das notas de todas as disciplinas já cursadas, incluindo aquelas em que o aluno obteve reprovação, se for o caso), graduado numericamente em uma escala de 0 a 10, e indicação do provável semestre de conclusão do curso;
  7. Em caso de participação em atividades extraclasse, de pesquisa ou extensão nos dois últimos semestres letivos cursados, comprovante(s) de participação do estudante, com indicação de data da realização e de duração e/ou carga horária da atividade.
  8. Carta de recomendação individual, redigida e assinada por professor de disciplina cursada no último semestre letivo.

Os documentos devem ser entregues à Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, no horário das 8 ás 12h e das 14 às 17h, até o dia 13 de janeiro de 2017.

 

ARII divulga período de candidaturas para Mobilidade "In"

A Universidade Federal do Amazonas recebe, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais alunos (nacionais ou estrangeiros) vinculados a Programas de Mobilidade ou sobre o abrigo de Acordos de Cooperação interessados em estudar na Ufam (acesse link abaixo para ver relação de Acordos vigentes), pelo período de até um ano e meio, respeitadas as devidas autorizações.  Caso a sua Universidade não possua Acordo de Cooperação com a Ufam procure pelas Relações Internacionais de sua Universidade para saber do interesse em firmar Acordo. Dessa forma, com a finalidade de melhor organizar a recepção, trâmite e conclusão dos processos de intercâmbio ou mobilidade em nível de graduação a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) divulga as regras básicas para período de candidaturas.

Os períodos de inscrições de candidaturas ocorrem sempre:

- Meses de janeiro e fevereiro (2017), para ingresso no segundo semestre do ano corrente;

- Meses de julho e agosto (2017), para ingresso no primeiro semestre do ano posterior.

A ARII não aceitará inscrições fora destes prazos.

Como candidatar-se?

Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados em universidades brasileiras ou estrangeiras, para isso devem baixar o formulário, preencher, digitalizar e encaminhar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e anexar os seguintes documentos:

- Histórico Escolar;

- Cópia do passaporte

- Foto 3x4;

- Carta de Recomendação assinada por professor da universidade de origem;

A candidatura é suficiente para ser aceito na Universidade?

O preenchimento e envio do formulário de candidatura não é garantia de que o aluno foi ou será aceito. A candidatura é o início do processo que poderá culminar com aceitação ou não do aluno. Com base nas informações prestadas no formulário, a ARII fará contato com a coordenação do curso pretendido para consulta quanto à possibilidade de receber o discente.

 

Qual o prazo para conclusão da candidatura?

Para trâmite completo e emissão da carta de aceite, o candidato tem um prazo de cinco meses. Se a coordenação do curso acenar negativamente quanto ao ingresso do aluno, no máximo em um mês todo o processo terá sido concluído.

 

Cursos oferecidos pela Ufam?

Todos os cursos possuem disciplinas com determinadas especificidades, o que significa que algumas exigem pré-requisito. Assim, dependendo da situação o coordenador poderá propor que o aluno refaça seu plano de estudo. Clique aqui para conhecer os cursos e suas respectivas grades curriculares.

 

Curso de Português para estrangeiros?

As aulas na Ufam são ministradas em Língua Portuguesa. Os candidatos estrangeiros devem possuir, portanto, nível intermediário de Português, não precisando apresentar proficiência. O Núcleo de Línguas (Nucli), vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, oferece aulas de Português gratuitas. Os alunos que necessitarem desse apoio devem acusar no momento do preenchimento do formulário.

Como obter o visto de estudante?

O Visto de Estudante somente poderá ser obtido junto à Embaixada brasileira instalada no país de origem após a liberação da Carta de Aceite. Em hipótese alguma a ARII procederá solicitação de matrícula de alunos com Visto de Turista.

 

Quais benefícios a Universidade oferece aos candidatos com ou sem bolsa?

Os candidatos nacionais ou estrangeiros que recebem matrícula de aluno da Ufam (com ou sem bolsa) têm direito aos mesmos benefícios, conforme elencados abaixo:

- Restaurante Universitário (café, almoço e jantar) a preço subsidiado, ou seja, valor bem abaixo do praticado pelo mercado.

- Carteira de Estudante que permite pagamento de meia passagem nos transportes coletivos e em shows culturais.

A Universidade não disponibiliza alojamento para estudantes em Intercâmbio e nem Auxílio-Bolsa, exceto para os alunos estrangeiros vinculado ao  Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

 

Pagamentos de Taxas?

A Universidade Federal do Amazonas é uma universidade pública, de caráter gratuito, portanto, não são cobrados nenhum tipo de taxa de ingresso.

 

Mais informações acesse os links abaixo

Programas de Mobilidade administrados pela ARII (menu "programas").

Sobre a cidade de Manaus;

Sobre a Ufam;

Guia do Aluno em Intercâmbio na Ufam

Instituições brasileiras que mantém Acordo de Cooperação com a Ufam

Universidades que mantém Acordo de Cooperação (internacional) com a Ufam (menu "cooperação")

Aluguéis próximos ao Campus Universitário. (menu "serviços)

 

Atenção

Para ingresso nos cursos de pós-graduação da Ufam, os candidatos devem enviar e-mail diretamente para os Programas.

Acesse contatos e-mail dos programas aqui

Caso a sua Universidade não possua Acordo de Cooperação com a Ufam procure pelas Relações Internacionais de sua Universidade para saber do interesse em firmar Acordo

 

 

Novas datas de entrega dos Vouchers do curso de Idiomas a Distância

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII informa aos candidatos selecionados por meio do Edital nº 006/2016 para o Programa de bolsas de Idiomas a Distância (inglês e espanhol) que a entrega dos códigos de acesso será feita nos dias 1 e 2 de dezembro, 2016, na agência do Banco Santander, localizada no setor norte do Campus Universitário, no horário das 9 às 17h, com intervalo para o almoço (12h30 às 13h30). Os códigos serão entregues somente mediante documento de identificação (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira profissional ou carteira de trabalho) ou por Procuração reconhecida em Cartório. Os candidatos que não puderem comparecer no prazo estabelecido têm até o dia 9 de dezembro para retirar seu código.

Quanto aos vouchers das Unidades Acadêmicas do Interior, a ARII aguarda repasse do Banco Santander para que possa encaminhar via malote às coordenações acadêmicas.

Após o recebimento do código de acesso, os alunos bolsistas têm até o dia 1º de janeiro de 2017 para iniciar o curso. De acordo com o edital, os vouchers são pessoais e intransferíveis (uso irregular acarretará em cancelamento de acesso ao curso) e mesmo em caso de perda ou roubo, não serão substituídos.

O prazo máximo para término do curso é até 31 de dezembro de 2017.

Informações por meio do telefone 3305-1753 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

Acesse lista dos selecionados abaixo.

 

Sobre o Programa

O Programa de Bolsas de Ensino a Distância dos idiomas inglês e espanhol é executado no escopo do Programa Amazônia 2020,   em ambiente virtual por meio de endereço eletrônico, com acesso mediante login e senha, facultando aos candidatos receberem certificado ao final do curso.

Para saber mais sobre os Programas de Mobilidade Santander, clique aqui

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Download this file (SANTANDER.pdf)Lista de Selecionados

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