Ufam é certificada para aplicar Exame de Proficiência em Espanhol - CELU

O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Ufam, com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII  e da Associação de Professores de Espanhol no Amazonas - APE-AM, promove conferência para divulgar o credenciamento da Ufam como Centro Aplicador e Avaliador dos exames CELU (Certificado de Español Lengua y Uso), prova de proficiência em Língua Espanhola internacionalmente reconhecida, outorgada pelo Ministério da Educação da República Argentina. As professoras Gabriela Krickeberg Bárbara Del Prato são as convidadas para falar dentre outros assuntos sobre as particularidades exame, como por exemplo o porque se sua aplicação se dá somente em nível intermediário e avançado.

De acordo com o professor Wagner Teixeira, coordenador do curso de Língua e Literatura em Espanhol, o credenciamento da Universidade é resultado da parceria com o Grupo de Universidades Públicas Argentinas - Consórcio Else. "Com a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Ufam e o Consórcio Else, nossa universidade é a primeira e única Instituição da região Norte a aplicar mais de uma prova de proficiência em Espanhol aos candidatos a programas de pós-graduação, mobilidade internacional, e aos interessados em medir seu desenvolvimento no idioma neolatino", comenta.

 

Resultado Preliminar das Bolsas de Idiomas a Distância

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado preliminar da seleção de bolsas para Ensino de Idiomas a Distância.

A ARII avisa que o prazo para interposição de recursos é de 26 a 28 de setembro.

As bolsas EAD são ofertadas pelo Santander Universidades, no escopo do Programa Amazônia 2020.

Acesse resultado de acordo com sua opção.

Intercâmbio para Universidade do Algarve

A Universidade de Algarve, Portugal, está com inscrições abertas (até o dia 31 de outubro, 2016) para submissão de candidaturas a intercâmbio com início previsto para  fevereiro de 2017  (ano letivo 2016/2017 - segundo semestre) para a mobilidade de estudantes ao abrigo dos Protocolos Gerais de Cooperação com oferta para graduação e mestrado.

Os interessados devem submeter candidatura por meio de formulário eletrônico disponível em https://www.ualg.pt/home/pt/content/formulario-incricao devendo todos os campos serem preenchidos de forma correta, para isso a Universidade recomenda a escolha de unidades curriculares/disciplinas que totalizem 30 ECTS/semestre. Devem ainda ser submetidos em formato pdf os seguintes documentos:

  • Cópia digitalizada do passaporte ou DNI;
  • Registo Acadêmico/Histórico Escolar;
  • Curriculum Vitae;
  • Autorização de Candidatura /Home institution authorization form  assinado pelo estudante e pelo responsável/coordenador de mobilidade da instituição de origem (este documento deve ser também carimbado);
  • Contrato de Estudos/Learning Agreement  este documento deverá obrigatoriamente preenchido a computador, assinado pelo estudante e pelo responsável/coordenador de mobilidade da instituição de origem e carimbado.

 

Para instruções acesse https://www.ualg.pt/home/pt/content/incoming.

Para ofertas dos cursos acesse https://www.ualg.pt/pt/cursos/licenciatura

Informações por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

Aluno Edson Nascimento relata experiência de intercâmbio na Finlândia

Em entrevista à ARII, o aluno de Engenharia da Computação, Edson Nascimento, conta com entusiasmo sobre a experiência de passar um ano na Finlândia estudando na Universidade of Technology Lappeenranta e estagiar em uma Startup, especializada em fotografia. Vale a pena conferir.

ARII - Fale sobre sua decisão de realizar intercâmbio, era um sonho?

Nascimento - Sim fazer intercâmbio era uma espécie de sonho, mas também um desejo, que se desdobrava em curiosidade em conhecer a cultura e o método de ensino de países nórdicos, por isso resolvi me candidatar.

ARII -  Por que a Finlândia?

Nascimento -  O curso no qual estou matriculado na Ufam (Engenharia da Computação) possui muitas ramificações e uma delas é o desenvolvimento de software, pelo qual tive muito interesse desde o inicio do curso. A Finlândia é referência internacional em Engenharia de Software e proporcionalmente um dos países que mais forma engenheiros dessa área em toda a Europa.

ARII - Relate sobre sua adaptação em um novo País (moradia, refeições, baixas temperaturas, integração à nova universidade, enfim o que foi difícil ou não)?

Nascimento -  A adaptação foi um pouco difícil porque o clima finlandês é extremamente diferente da maioria das regiões climáticas brasileiras, e mesmo no fim do verão, quando eu cheguei lá havia temperaturas que eu nunca enfrentei no Brasil, algo por volta de 20 graus com sensações térmicas de 15.  A alimentação foi outro choque, pois como brasileiro, estou acostumado a comidas com sabores fortes, ou pelo menos bem definidos. O que não parece ser o forte finlandês. A maioria dos pratos servidos na universidade e em casas em geral possui pouco sal ou pouco açúcar, e o consumo de verduras, derivados do leite e pães integrais é fortemente encorajado.

A moradia era relativamente confortável se comparada à de colegas em outros países. Morei em um apartamento de dois quartos e sala/cozinha providenciado por uma imobiliária ligada à universidade, especializada em moradias estudantis de baixo custo. Morava juntamente com um colega russo. O maior choque talvez foi com o rigoroso inverno finlandês, com temperaturas que chegavam a 30 graus negativos e 6 horas ou menos de luz do sol por dia, essa foi a parte mais difícil em minha adaptação, visto que por causa da falta de luz eu estava sempre cansado e durante os finais de semana eu "hibernava" e após acordar, não sabia se havia acordado cedo demais ou tarde demais porque nos dois casos não havia sol.

ARII - Como foi a imersão na língua estrangeira? Você morava com brasileiros?

Nascimento -  O povo finlandês é majoritariamente bilíngue, portanto não tive grandes problemas com a complicada e antiga língua nativa, o finlandês. A maioria das pessoas (os adultos e jovens) têm sólido conhecimento de inglês, então tarefas como pagar aluguel, resolver burocracias documentais na universidade e outras que requerem diálogo não foram difíceis. Mas mesmo assim me matriculei em dois cursos de finlandês (níveis I e II), o que facilitou a interação com os finlandeses. Eu não morei com brasileiros, aliás encontrei apenas dois outros brasileiros na universidade de Tecnologia de Lappeenranta, a qual frequentava.

ARII - Fale sobre sua atuação acadêmica, quantas disciplinas cursou? algo que você ressalte, como um conhecimento novo?

Nascimento -  Na universidade eu cursei, ao todo, 7 matérias, sendo que duas delas eram sobre a língua local. Nesse ponto houve uma certa dificuldade, pois a Universidade de Lappeenranta não esperava alunos de intercâmbio para a graduação regular, então as matérias que eu cursei eram praticamente todas do currículo de mestrado. Fora isso, a educação finlandesa é incrivelmente flexível e eficiente, com foco na experiência prática. As universidades finlandesas possuem uma ótima infraestrutura e suporte (por exemplo, em matérias práticas, como Sistemas Embarcados, onde dispositivos caros seriam utilizados, a universidade "emprestava" todos os componentes necessários aos alunos para que eles pudessem tranquilamente desenvolver as atividades sem se preocupar com custos), além de serem compreensivas com alunos que precisam trabalhar (afinal, os jovens finlandeses saem de casa cedo e tem de arcar com despesas como aluguel, transporte e alimentação quase sozinhos), o que torna o ensino algo leve e proveitoso.

ARII - E sobre o estágio, conta essa história pra gente?

Nascimento - Sobre o estágio, foi uma das partes mais interessantes do intercâmbio. Estagiei em uma startup chamada Glostars, especializada em fotografia e que possui uma rede social para amantes de fotografia e realiza várias exposições durante o ano. Fui integrado ao time para ajudar a desenvolver um aplicativo para a empresa, com conhecimentos que obtive na Universidade filandesa durante os estudos. Foi uma ótima experiência para estar em contato com o mercado de trabalho e as ferramentas usadas no ramo da engenharia que pretendo seguir. Assim como as aulas, os horários na empresa eram flexíveis, as atividades desafiadoras e o reconhecimento era ótimo. Além do fato de que a companhia mantém as oportunidades em aberto caso eu queira retornar à Finlândia para um emprego mais profissional na minha área.

ARII - Além das atividades acadêmicas e de estágio, você se envolveu em algo mais, tipo trabalho voluntário? era responsável por algum laboratório? participou de clubes de alunos?

Nascimento - Sim! Fiz algo que meus colegas brasileiros considerariam muito difícil: fiz montes de amigos finlandeses! (difícil porque os finlandeses são tímidos e gostam de andar em seus próprios grupos). Como sou cristão, a comunidade local de jovens cristãos me recebeu de braços abertos e daí a conhecer novas pessoas foi um pequeno passo. Desenvolvemos várias atividades juntos, inclusive uma peça especial de natal! Foi ótimo para treinar minha proficiência em finlandês e me integrar à sociedade finlandesa rapidamente.

ARII - Como você avalia seu desenvolvimento pessoal após esta experiência?

Nascimento -  Considero que ganhei vários anos de maturidade após esta experiência. Pagar as próprias contas, fazer o próprio almoço, viajar grandes distâncias sozinho, se virar onde ninguém fala sua língua, fazer as compras, coisas que eu levaria muito mais tempo para começar a fazer caso estivesse com meus pais (que fazem todas essas coisas). Desenvolvi muito mais responsabilidade com os estudos e pude perceber o retorno. Posso parecer o mesmo após a volta pra casa (na verdade ganhei alguns quilos), mas me sinto uma pessoa muito diferente da que foi à Finlândia, mais madura, responsável e pronta.

ARII - Sem dúvida o CsF oportuniza efetiva experiência de novos conhecimentos, como você imagina contribuir com sua cidade e/ou País após esta experiência? Existe por exemplo, a Rede CsF criada por ex-intercambista com o objetivo de fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no País, você estaria disposto a se tornar um membro da Rede?

Nascimento - A Finlândia é uma pequena grande nação incrivelmente desenvolvida tecnologicamente. Me deixou boquiaberto a quantidade de técnicas e tecnologias aplicadas no dia-a-dia finlandês que tornam a vida da população muito mais fácil. Observando atentamente todas estas tecnologias, voltei ao Brasil com ideias saindo pelas orelhas. Faz um tempo que estou desenhando o esboço de uma ferramenta que vai ajudar muito os estudantes. Acerca da Rede Csf, estive pesquisando e estou certo de que tenho muito a contribuir e adicionar à vasta rede de experiências que foi criada, é minha pretensão participar.

ARII - o que você diria aos nossos alunos e professores para incentivá-los a fazer intercâmbio em outro País?

Nascimento - Eu diria que esta é uma experiência valiosa, que além de mudar sua visão de mundo, o mudará como pessoa, promoverá seu acelerado crescimento e abrirá inúmeras portas. Se você tiver dúvidas acerca de sua carreira, você certamente se encontrará assim como eu, que não sabia qual especialização seguir, e lá descobri que desenvolvimento de software é o que eu quero. Enfim, é tipo de experiência que você só tem a ganhar.

 

Nucli está com inscrições abertas para cursos de Inglês

O Núcleo de Línguas da Ufam – Nucli disponibiliza a Oferta 07/2016 com inscrições gratuitas para os seguintes cursos presenciais de inglês:

1 Compreensão oral e conversação em inglês (A2 – Básico – Turma 01) com carga horária de 16 horas, às terças e quintas, das 10 às 12 h – Profa. Talita Viale.

2 Compreensão oral e conversação em inglês (A2 – Básico – Turma 02) com carga horária de 16 horas, às terças e quintas, das 18 às 20h – Profa. Talita Viale.

3 Leitura para exames de proficiência em inglês (A2 - Básico) com carga horária de 32 horas, às segundas e quartas, das 18 às 20h – Profa. Talita Viale.

Podem se inscrever alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, Técnicos e Docentes das universidades federais credenciadas que tenham realizado o teste TOEFL ITP por meio do Programa IsF-Inglês com resultado já publicado no site http://isfaluno.mec.gov.br/

As inscrições por meio do endereço http://isfaluno.mec.gov.br/   até o dia 30 de setembro, horário oficial de Brasília.

O Idiomas sem Fronteiras na Ufam tem como Gestor Administrativo o professor Ingo Wahnfried e a professora Marta Monteiro é a Coordenadora Pedagógica de Inglês.

Informações 3305-1181, ramal 2124. Celular institucional 9 9152-6984 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Nucli está localizado no setor norte do Campus Universitário, na sala 15 da Faculdade de Tecnologia.

 

 

Ufam sedia Workshop Building Opportunities out of Science and Technology - BOOST

A American Chemical Society (ACS) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ) trazem ao Brasil o workshop Building Opportunities out of Science and Technology – BOOST. Trata-se de curso gratuito, ministrado em inglês, dividido em quatro módulos sobre os temas "Comunicando em Ciência", "Publicando em Ciência", "Vendendo sua Ciência"  e "Mapeando sua carreira", a serem proferidos por químicos da equipe da ACS.

O workshop tem duração de um dia e é dirigido a estudantes universitários de graduação e pós-graduação, recém-doutores e jovens Químicos, com o objetivo de contribuir para decisões que tornem suas carreiras mais eficientes.

Na Ufam, o evento está sendo coordenado pelo professor Renato Henriques de Souza, do Instituto de Ciências Exatas e ocorre no dia 14 de outubro, 2016, no auditório da Faculdade de Direito. 

Inscrições https://fs18.formsite.com/acs-oia/BOOST-Brazil/index.html

Informações sobre o evento por meio do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . 

 

Inscrições para Bolsa Promisaes 2016/2

Destinada aos alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga as inscrições para bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2016/2. 

Para se inscrever os alunos devem comprovar matrícula regular, além de outros requisitos e entrevista a ser feita pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Inscrições estão abertas até o dia 4 de outubro.

Serão ofertadas 12 bolsas no valor de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois reais).

Acesse edital abaixo.

 

Governo Britânico financia bolsas de Mestrado

O Governo Britânico por meio do programa Chevening está com inscrições abertas para candidaturas à bolsa de Mestrado com duração de um ano (ano acadêmico 2016/2017), para Universidades do Reino Unido. Podem se candidatar graduados (sem limite de idade) em todas as áreas do conhecimento, sendo que neste ano foi dado ênfase as seguintes áreas de estudo: 

- Comércio, Negócios & Indústria – Regulamentação Fiscal, Comércio, Transparência e Finanças, Transporte, Engenharia, Óleo e gás, Energia, Inovação Tecnológica/Digital, Cidades do Futuro;

- Segurança e Defesa – Segurança Global e Multilateral, Segurança Cibernética, Defesa Digital, Crime Transnacional, Drogas, Conflitos e Desarmamento;

- Desenvolvimento – Sustentabilidade, Nutrição, Agricultura Sustentável, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas e Medicina Tropical;

- Políticas Públicas & Governança – Inovação, Planejamento e Gestão, Relações Internacionais, Democracia e Justiça;

- Esportes e Legado Olímpico - Administração Esportiva e Legado de Grandes Eventos, incluindo saúde esportiva e áreas correlatas.

As bolsas incluem mensalidades; ajuda de custo para subsistência; uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido e auxílios extras para cobrir gastos essenciais, incluindo visto.

Antes de se inscrever o candidato deve ler atentamente os critérios de elegibilidade disposto na página da Fundação Chevening (www.chevening.org) e como se preparar para os exames de proficiência em inglês Toefl, IELTS, Pearson ou Cambridge. As inscrições ficam abertas até o dia 8 de novembro de 2016.

Informações e esclarecimentos por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Centro de Estudos de Língua realiza matrícula e rematrículas 2016/2

O Centro de Estudos de Línguas da Ufam (CEL) estão com matrículas abertas para alunos novos somente para os cursos de Português para Estrangeiros e Libras. As rematrículas são para os cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Japonês e Libras.
 
De acordo com as coordenadoras, professoras Vanessa Marruche e Luana Rodrigues, o CEL oferece, neste semestre, turmas de Nível 1 apenas para os alunos que reprovaram e que tem interesse em refazer. Além disso, as coordenadora informam que devido à grande procura de aulas de conversação (para alunos que já concluíram o curso e apresentem certificado de nível intermediário) e para oferta de proficiência em espanhol e inglês, essas turmas só serão abertas para matrícula se for possível a formação de turmas. Para isso, os interessados devem manifestar interesse nessas turmas a fim de que seja organizada as turmas.
 
 
As aulas têm início no dia 17 de setembro de 2016 (Modalidade Extensivo) e 19.09 (Modalidade Intensivo). As aulas de Libras começam excepcionalmente no dia 24 de setembro.
 
As matrículas e rematrícula se encerram no dia 24 de setembro de 2016.
 

Conheça as Instituições que mais ofertam bolsas no Brasil e no exterior

Erasmus Mundus Oferece bolsas para graduação sanduíche, pós-graduação e pós-doutorado nos países da União Europeia. O programa ainda contempla funcionários administrativos que atuem no ramo da educação, interessados em trocar conhecimento e experiências.

Fundação Carolina. A entidade promove trocas educacionais com países Ibero-americanos e outros que tenham laços históricos com a Espanha.

Fundação Estudar A organização concede bolsas de graduação e pós em universidades no Brasil e no exterior.

Fundação Lemann Incentiva a educação e inovação por meio de projetos, programas e oferta de bolsas para pós-graduação.

Fundação Fullbright O programa, que é conduzido pelo governo norte-americano, oferece bolsas de estudo nos Estados Unidos para alunos de pós-graduação, jovens profissionais e artistas.

Fundação Chevening As bolsas são concedidas pelo Governo Britânico para alunos de mais de 160 países que tenham sido aprovados em universidades do país. Em geral, são oferecidas a alunos que optam por programas de um ou dois anos — mestrado e MBA.

Fundação Japão Organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, estabelecida em 1972, cujo objetivo é promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países.

Fundação Ford Organização privada, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos para ser uma fonte de apoio a pessoas e instituições inovadoras em todo o mundo, comprometidas com a consolidação da democracia, a redução da pobreza e da injustiça social e com o desenvolvimento humano.

Nuffic Neso Brazil Promovido pelo governo holandês, oferece bolsas para graduação e pós-graduação, além de outras oportunidades.

Santander Universidades De acordo com o Programas são oferecidas bolsas para o Brasil e exterior, inclusive China. 

 

 

 

 

 

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