Estão abertas as inscrições para Mobilidade Acadêmica em nível de graduação (bacharelado e licenciatura) e Mestrado a ser realizada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
O início da mobilidade será em setembro deste ano com término em fevereiro de 2019. Para se candidatar os interessados devem acessar formulário online, em seguida reunir os documentos abaixo para coletar assinatura do coordenador do curso e do Assessor de Relações Internacionais no contrato de estudos. Após este procedimento, o aluno deve digitalizar, anexar ao formulário de enviar via e-mail.
- Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc.);
- Curriculum vitae;
- Duas (2) fotografias 3x4 (tipo passaporte);
- Histórico acadêmico;
- Contrato de estudos (anexado ao final da matéria) com assinatura do coordenador de curso e da responsável pela Assessoria de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil.
Para finalizar a inscrição o discente deve entregar os originais do Histórico Escolar e do Acordo de Estudos (que já devem estar assinados), bem como cópia do documento de identificação oficial com foto, duas fotografias e o curriculum.
As inscrições estão abertas até às 17h do dia dia 29 de maio, 2018.
Para o correto preenchimento do acordo de estudos acesse o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS)
Os alunos selecionados serão isentos de taxas e mensalidades, devendo arcar com os custos de passaporte, passagem, moradia e alimentação.
Algumas recomendações do IPB
Os alunos devem escolher matérias do 1° semestre (semestre de setembro a fevereiro, corresponde ao 1° semestre no IPB), podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1° semestre.
Os alunos devem escolher ou matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias de dois campus, pois situam-se em duas cidades diferentes.
Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses.
Os alunos de intercâmbio devem respeitar o período de avaliação e não devem solicitar exames/ provas antes do período de avaliação.
Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado.
Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado, podem escolher matérias de línguas dos cursos de graduação de línguas da IPB, ofertadas na escola superior de educação. Caso os alunos de intercâmbio pretendam realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo.
As matérias e os estágios realizados no IPB devem ter reconhecimento/ validação na instituição. No novo formulário de candidatura, devem preencher a parte onde refere as matérias que os alunos vão realizar no IPB e qual a correspondência com as matérias da instituição, assim fica registado qual o aluno terá validação/ equivalência quando regressar.
Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (16/02/2019).