Aluna da Unespar apresenta pesquisa feita em São Sebastião do Uatumã

De volta à Ufam, desta vez para realizar curso de férias em Cerâmica 1, a aluna Isabele Mesquita, da Universidade Estadual do Paraná, promove exposição e apresentação da pesquisa sobre a produção de barcos amazônicos por artesãos de São Sebastião do Uatumã, realizada no segundo semestre de 2015,  quando ingressou como aluna de Mobilidade para realizar estágio na Ufam sob a supervisão do professor Otoni Mesquita. “Enfim, posso realizar o sonho de compartilhar com esta universidade que me recebeu tão bem um trabalho belíssimo sobre esta parte da história do homem amazônico”, comenta.

Manaura da “gema”, a pesquisadora passou quase trinta dias fotografando, dialogando com os ribeirinhos de São Sebastião do Uatumã, captando imagens e relembrando memórias da infância, além de poder matar saudade dos familiares, isso em 2015. “Na Amazônia carros são barcos e estradas são rios, assim o barco regional de madeira é meio de transporte típico, no entanto, por diversos motivos está ocorrendo um apagamento deste ofício. “A busca por compreender os motivos desse apagamento é disparador para a produção artística, onde visito arquivos fotográficos de família e dos ribeirinhos, tentando encontrar pistas da memória de minha infância, e me pergunto: como uma tradição que movimentava toda uma cidade, econômica e socialmente, desaparece?

As fotografias estão exposta na entrada do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFHSC), antigo ICHL, durante todo o dia de hoje, 26 de janeiro de 2018, e o teaser sobre o documentário intitulado “São Sebastião do Uatumâ: Paisagem Sonora”, ocorre às 14h, na sala 65 da Faculdade de Artes.

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable