A Ufam participa, por meio da Faculdade de Direito, da competição de direito internacional mundialmente reconhecida como "Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot", “trata-se da mais prestigiada competição de direito internacional privado do mundo e uma verdadeira celebração da cultura jurídica internacional, tendo contado no ano de 2017 com a participação de 346 Universidades de todo o mundo”, comenta o aluno Luan Seminario, um dos competidores e aluno do sexto período de Direito.
Além do Luan, a Ufam será representada, sob a orientação dos egressos João Mateus Lima, Ayrton Gentil e Elisa Denys pelos alunos Maria Eduarda Marszalek, Pâmela Lima, Bruna Noronha (quarto período), André Nogueira, Carlos Kevin, Erika Franco, Pedro Augusto Mendes (sexto período), César Rodriguez e Jéssica Suemy (oitavo período).
Assim, tendo em vista que este ano (2018) a competição ocorre em Viena, Áustria, a equipe está em campanha para reunir recursos financeiros que ajudem a pagar parte dos custos da viagem e hospedagem. Para se engajar, apoiar e torcer por essa equipe que além do nome da Ufam estará representando o Amazonas no maior evento de Direito Internacional do Mundo, basta acessar aqui.
Sobre o evento
Organizado anualmente pela instituição conhecida como "Verein", o evento consiste numa simulação de um procedimento de Arbitragem Comercial. A dinâmica da competição baseia-se na produção de um memorando pela parte requerente e depois, em resposta ao memorando de uma equipe adversária, na produção de um memorando em favor da parte requerida. Ao final, todas as equipes iniciam diversos embates em competições preparatórias (Pre-Moots) que ocorrem em vários países pelo mundo, inclusive no Brasil. De acordo com Seminario, cerca de 3.000 estudantes de direito participam das competições preparatórias para a grande final, o Willem C. Vis Moot, que este ano (2018) ocorre em Viena.
Na edição de 2018 (25ª), a Ufam participa pelo segundo ano consecutivo da competição “Willem C. Vis Moot”, concorrendo com cerca de 370 universidades de 85 países de todo o mundo.