Eles chegaram à Ufam em 2016 para realizar curso de Português para Estrangeiro, agora devidamente aprovados no exame de proficiência em Língua Portuguesa – Celpebras e matriculados, os alunos Gérald Dohéto Nassif Kouchade (Arquitetura e Urbanismo), Gbétoho Désiré Djossou (Medicina), Shaibu Alhassan (Ciência da Computação), Wilgens Exil (Ciências Econômicas) e Christian Kikeba Bande (Engenharia de Petróleo e Gás) esperam pelo início das aulas no dia 13 de março de 2017. O aluno Christian diz que a Ufam tem uma boa estrutura, principalmente para apoiar os alunos estrangeiros com bolsas auxílio. “Estou muito feliz de ser estudante da Ufam e poder contar com a ajuda da ARII, eu espero aproveitar ao máximo esta oportunidade. Outros alunos são mais entusiastas “logo aprendi a gostar da Ufam, é uma universidade super legal, um lugar bom para se fazer amigos”, declara Shaibu.
Os discentes ingressaram como estudantes regular da Ufam por meio do Programa de Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G), desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas (federais, estaduais e particulares) com a finalidade de oferecer graduação a alunos oriundos de países em desenvolvimento socioeconômico, como por exemplo, Gana, Benin, República Democrática do Congo, Haiti, Camarões, dentre outros.
O evento é realizado pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e ocorre no dia 22 de fevereiro, às 14h, no miniauditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, localizado na Reitoria.