Única Universidade da Região Norte selecionada pelo Programa "Infrastructure for 100,000 Strong in the Americas for Brazil”, executado pelo Governo Americano com o objetivo de aumentar o número de estudantes dos EUA em países da América Latina e do Caribe, bem como o número de alunos latino-americanos em instituições de ensino superior norte-americanas, a Ufam participa (com todos os custos pagos pelo Estado Americano) representada pelo Assessor Substituto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Ingo Daniel Wahnfried, de 23 de setembro a 4 de outubro, do corrente, na cidade de Washington, de visitas técnicas às universidades e instituições de fomento americanas.
As Universidades e instituições brasileiras selecionadas foram: Federais de Viçosa, do Rio Grande do Norte, de Brasília, do Espírito Santo, do ABC paulista, Ufam, do Ceará, de São Carlos, de Juiz de Fora e de Itajubá, MG. As demais foram: Estadual de Feira de Santana, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, PUC do Rio Grande do Sul, UNESP, PUC de Campinas, UERJ, Estadual de Goiás, de Fortaleza, Grupo Ser Educaciona (Faculdade Maurício de Nassau) e Universidade de Campinas.
As atividades do Programa têm início com a realização do Forum International Education USA, que tem como objetivo preparar a equipe brasileira para as missões de trabalho a serem cumpridas em Washington. O Fórum ocorre na cidade de São Paulo, no dia 22 de setembro, com a presença dos representantes das vinte universidades brasileiras selecionadas.
Para o professor Wahnfried esta participação é o reflexo do trabalho da Ufam na área de internacionalização, fato que afirma a Universidade como uma referência na Região Amazônica. “Com a participação nesta missão espero trazer ideias de novas práticas que possam servir de exemplo; espero conseguir bons contatos para conectar a Ufam com universidades dos EUA e mostrar que a Ufam é um bom destino para os alunos norte-americanos. Sem dúvida, esta será uma rica oportunidade de troca de experiências que nos ajudará a otimizar nossas práticas de internacionalização”, comenta.
Veja abaixo Programação do Fórum e composição dos Grupos que irão em missão.
Acessa aqui e saiba mais sobre o Programa.