Como parte das ações de internacionalização das Universidades brasileiras, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o Programa Idiomas sem Fronteiras (Portaria nº 973, de 14 de novembro de 2014), cujo objetivo é propiciar a formação e a capacitação de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas, de professores de idiomas da rede pública de educação básica em línguas estrangeiras, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa. Assim, todas as IES que já atuavam como Centro Aplicador do Exame TOEFL ITP do Programa Inglês sem Fronteiras foram convidadas a apresentar proposta de criação de Núcleo de Línguas voltado para o oferecimento de aulas presenciais de inglês.
Na Ufam, esse processo está na fase de preparação de material didático, planejamento para inscrição, oferta de turmas, ensalamento, dentre outras providências necessárias para que o início das aulas ocorra no dia 19 de agosto de 2015. De acordo com a Gestora Administrativa do Programa na Ufam, professora Marta Monteiro, do departamento de Língua e Literatura Estrangeira, um dos principais objetivos do Núcleo é incrementar a legibilidade dos alunos da Universidade em língua inglesa com vistas à participação no Programa Ciência sem Fronteiras. Com a implantação do Nucli, a Ufam passa a integrar a rede de instituições credenciadas pelo MEC para ministrar aulas presenciais de inglês no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras.
A gestora explica que inicialmente serão oferecidas somente aulas presenciais de inglês uma vez que a Universidade funciona, desde 2013, como Centro Aplicador do Exame de Proficiência em Língua Inglesa TOEFL ITP, mas a intenção é ampliar a oferta de curso em outros idiomas. Sobre as aulas de inglês, a gestora e também coordenadora pedagógica de Língua Inglesa, esclarece que são aulas para fins específicos, “na verdade, o english for Specific Purposes – ESP ou inglês para fins específicos ficou conhecido no Brasil como inglês instrumental, porém, atualmente o ESP tem se mostrado muito mais útil porque parte da análise de necessidades do aluno, de forma a produzir uma série de experiências de ensino-aprendizagem capazes de proporcionar as habilidades necessárias para realizar tarefas comunicativas na língua alvo”.
Os alunos Adriana Amádio, Diego Antonio e Talita Burlamarqui (curso de Língua e Literatura Inglesa) selecionados para atuarem como professores bolsistas do Núcleo contam que a principal motivação para participarem da seleção foi o desejo de vivenciar a singular experiência de participar de um projeto pioneiro. “Achei muito empolgante está em um projeto desde o seu nascimento, isso é fazer parte da história da Ufam, além disso trabalhar como professor do NUCLI será um preparo a mais em minha carreira profissional”, salienta o aluno Diego Antonio. Adriana também comenta que esta será uma experiência de mão dupla, pois as aulas serão ministradas sob abordagem totalmente diferenciada, onde a valorização do processo ensino-aprendizagem é considerado como valor máximo. Talita Burlamarqui complementa dizendo que está muito feliz e super animada em poder contribuir com a Universidade em que estuda. “Ser professora é minha vida, então trabalhar no Núcleo ministrando aulas de inglês será uma experiência muito enriquecedora. Ao final estarei bem mais preparada para enfrentar outros processos seletivos, pois meu objetivo é me tornar professora regular na Ufam”, conclui.
Para esta primeira edição está sendo ofertado um total de 180 vagas, distribuídas em nove turmas. Podem se inscrever alunos, professores e técnicos em educação da Ufam mediante a apresentação da nota no exame Toefl ITP. A pontuação mínima exigida é 337, nível A2.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 27 de julho, no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/
A seleção será feita de acordo com a ordem de inscrição.
Informações sobre as aulas e inscrições, 3305-1753.