ARII esclarece dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras
O Programa Ciência sem Fronteiras, criado em 2012 pelo Governo Federal, em parceria com as agências de fomento CAPES e CNPq, busca por meio do intercâmbio e mobilidade estudantil, a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia no País. Na Ufam, mais de 240 alunos tiveram oportunidade de estudar em universidades estrangeiras.
Podem participar alunos de: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.
Para participar da seleção, o aluno deve ter o perfil de excelência, com nota no Enem igual ou superior a 600 pontos e coeficiente na Ufam igual ou superior a 6,0, além de ter cursado entre 20 e 90% dos créditos do curso até a data da viagem (a porcentagem exata vai depender do país de destino).
Conversar com os professores e coordenadores do curso é uma ótima forma de definir o local para o qual se vai pleitear a vaga, uma vez que é necessário ajustar as disciplinas que serão cursadas a fim de facilitar o aproveitamento na volta ao Brasil. Estão abertas 26 chamadas para: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. É também essencial comprovar a proficiência no idioma oficial, alguns países aceitam o teste ITP/TOEFL, aplicado pela Ufam gratuitamente.
Além da inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, o aluno deve se inscrever internamente (Ufam). Sem a inscrição interna o aluno não concorre à homologação. Para inscrição interna acesse formulário online no endereço http://goo.gl/6L5fh9.
Atente para escolha de sua chamada (CNPq ou Capes) e leia atentamente os editais número 006 e 007, da ARII/Ufam. Obtenha mais informações nos arquivos abaixo ou no portal do CsF.
Boa sorte e fique atento, as inscrições são até os dias 29/09/2014 (Edital Capes) e 30/09/2014 (edital CNPq).